‘Babitonga’ e ‘Benevente’ na Operação Laçador

1

Carmem Ziebell

Os navios-patrulha Babitonga e Benevente, do 5º Distrito Naval, desatracaram do cais do Grupamento de Patrulha Naval do Sul no meio da tarde de ontem e foram para alto-mar, onde se posicionariam numa linha imaginária de divisa entre os países verde e amarelo, para patrulhamento da área. A atividade faz parte da Operação Laçador, que se iniciou no último dia 16 e se estenderá até o próximo dia 27. A operação é realizada na região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e prevê ações em vários municípios gaúchos, incluindo Rio Grande.

Trata-se de uma operação combinada, coordenada pelo Ministério da Defesa, que se constitui numa simulação de guerra entre dois países – o verde e o amarelo. O objetivo é o adestramento das Forças Armadas no planejamento e execução de exercícios. Entre os próximos dias 20 e 26, acontecerá a chegada dos navios da Esquadra Brasileira para comporem o combate. Entre eles, estão os navios de Desembarque de Carros de Combate Garcia D’Avila, de Desembarque de Doca Rio de Janeiro e o navio tanque Almirante Gastão Motta, mais as fragatas Bosísio, Constituição e Independência, além da corveta Jaceguai.

Ainda integram a Força Naval oito aeronaves, um Destacamento de Mergulhadores de Combate, tropa de fuzileiros navais, militares do Batalhão de Operações Especiais e tropa da Brigada de Infantaria Paraquedista. Para os dias 28 e 29 de novembro, está prevista visitação pública aos navios atracados no Porto Novo, em Rio Grande, onde os visitantes poderão acompanhar um cerimonial à bandeira.

FONTE/FOTO: Jornal Agora / NGB / Marcelo Vieira

Subscribe
Notify of
guest

1 Comentário
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments