Esquadra_Operação Laçador

A Esquadra Brasileira e a Força de Fuzileiros da Esquadra iniciaram, no dia 15 de novembro, o deslocamento de diversos meios para participar da Operação Combinada “Laçador”, que está sendo realizada na região sul do Brasil.

A operação é um exercício de adestramento conjunto que testa a interoperabilidade e a integração de atuação do Ministério da Defesa e das Forças Armadas. Aproximadamente 8 mil militares da Marinha, Exército e Aeronáutica estarão envolvidos na operação, que se desenvolverá nos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os seguintes meios navais participarão da operação: Navio de Desembarque de Carros de Combate “Garcia D’Avila”; Navio de Desembarque-Doca “Rio de Janeiro”; Fragatas “Bosísio”, “Constituição” e “Independência”; Navio-Tanque “Gastão Motta”; SubmarinoS “Timbira” e “Tikuna”; Corveta “Jaceguai”; Navios-Patrulha “Babitonga” e “Benevente”; Navio-Balizador Faroleiro “Mario Seixas”; Navio-Balizador “Comandante Varella”; Navios Varredores “Abrolhos” e “Albardão”; Rebocador de Alto-Mar “Tritão”; 1 helicóptero UH-14 “Super Puma”; 2 AH-11A “Super Lynx”; 1 SH-3A/B “Sea King”; e 2 UH-12 “Esquilo”.

Serão realizados adestramentos de controle de área marítima, de controle naval do tráfego marítimo, além de exercícios de projetar poder sobre terra, com incursão anfíbia de Fuzileiros Navais e participação de Mergulhadores de Combate.

No Grupo-Tarefa constituído pelos meios da Esquadra estão embarcados 1.864 militares da Marinha do Brasil e 109 pára-quedistas do Exército Brasileiro.

SH-3A/B

FONTE: MB

Subscribe
Notify of
guest

3 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments