Brasil com um pé na África
Acordo secreto entre os dois países, que ganhou carimbo de “secreto” no Ministério da Defesa, autoriza o Brasil a instalar uma base naval na Namíbia, país africano que adquiriu navios de guerra produzidos aqui.
FONTE: Colunista Cláudio Humberto
NOTA DO EDITOR: A projeção do Brasil sobre a África é natural, tendo em vista os interesses econômicos do Brasil na região. Mesmo que não seja instalada uma “base naval” brasileira na Namíbia, a Marinha do Brasil, que formou a Marinha desse país amigo, teria plena liberdade para fazer escalas lá, se necessário.
Base naval brasileira na namibia, só se for por interesse comercial e a namibia entra com a grana é logico.
não entendi Danilo
porque ? (entendi como sendo contra)
Abs
Mod MO
alias
seria possivelmente, se o fosse, em Walvis Bay, não ?
abs
mod MO
Isso aí vai servir de combustível para que o “bolivarianos” nos chamem de imperialistas, expansionistas e outros adjetivos normalmente empregados para descrever os EUA por essas bandas.
OOOOOPA!
Agora a Africa do Sul como lider regional deve pedir explicações,pq nós,imperialistas como só,estamos de olho nas riquesas da Africa.
Isso me lembra um certo vizinho e um amiguxo dele.
grande abraço.:)
Me excedi!rss.
abraços.
Bom Clesio, a Guine Equatorial habla bolivarico, ele pode alegar que foi o Simon bolivar que fez um cruzeiro e fundou a Guine Equadorial. vindo do Equador
pode sei la ao menos tentar se explicar como pretende por os pés em Malabo
alias quando for a guine equadorial faça como os guinelicos equadorienses
abs
mod MO
Mas como ??? Isto era para ser Ultra Super Secret…..e anunciado poposa e bombásticamente pelo Sr. NJ….. este Claudio Humberto….tsc tsc tsc tsc….
Ostra, será que agora teremos a 3ª Frota ??? Rsssss.
Sds.
verdade Basque, mais 4 e ficamos igual aos cara
abs
mod MO
Com mais 4, ficariamos melhor que os “cara”.
Eles “só” tem 6 !
abraços
6 vitamindasa mestre Dalton
a 7 seria tipo compensassaum
Abs
mod MO
MO
Não sou do contra se for pra fazer direito, porque manda um monte homens para a namibia sem equipamento adequado (navios e todos os meios operativos necesarios) e com suas funções bem definidas, ai sou o primeiro a elogiar, o brasil possuir uma terceira frota na namibia isso deixaria nosso vizinho bolivariano um pouco com ciumes não acham.
Abs
DANILO
É bom lembrar q o Brasil acaba de encontrar petroleo na costa Angolana. Essa bacia quem sabe se estende com a Nanibia. E o Brasil andou firmando recentemente acordos com a Africa do Sul.
Sds
Complementado a plataforma maritima Angolana não é reconhecida por diversos paises.
SDS
A Guiné Equatorial, pelo que eu sei, adotou o francês e o português como línguas oficiais, além do espanhol, com o objetivo de usufruir dos benefícios da comunidade francesa de nações e da comunidade dos países de língua portuguesa, como por exemplo, poder enviar alguns nativos para estudar em universidades federais brasileiras. O detalhe que ninguém lá fala português.
Abs.
Quanto à notícia objeto deste post, penso que estrategicamente é muito importante aprofundar os laços com a Namíbia por vários motivos. Primeiro, daria ao Brasil uma posição mais destacada ainda no Atlântico Sul. Também é importante lembrar que a China tem incrementado sua presença na África. Depois, lembremos que a geopolítica atual está sofrendo alterações muito rapidamente e nunca é demais aproveitar as oportunidades. Pode ser muito importante amanhã. Angola usa bem o português, a África do Sul tem um certo destaque econômico, com algum desenvolvimento industrial e tecnológico e um bom relacionamento com o Brasil, inclusive na área militar.… Read more »
O Brasil tende a extender sua influencia na Africa, estamos frente a frente com o continente sem esquecer de Moçambigue que cortado pelo rio Zambese propõem uma exelente aliança agro pecuária voltado pra o sudeste oriental, e Autralia.
O Brasil precisa trabalhar rápido para ter sua força de persuação ,antes q algum aventureiro lance mão desse promissor mercado sul africano.
Sds
Boa tarde colegas, peço licença para postar aqui no naval.
Uma circunstância a se levar em conta é que a China começa a influenciar com muita força, a do dinheiro, na África. Por enquanto na costa do Índico.
Acontece que além de forte, o dinheiro é rápido. Daqui a pouco chegam na beira do Atlântico. Deste lado tem mais petróleo…
Casag,
Vc tá coberto de razão. O Brasil perder essa oportunidade com esses paises trará um sentimento de fracaço pois temos do nosso lado o fator da lingua em Moçambique e Angola principalmente. E a grande dificultade por partes dos chineses de se fazer entender. Já estivemos na Angola abre-se essa porta com a Nanibia e ainda temos Moçambique q só não participamos mais por conta da instabilidade q havia entre Moçambique e o Zimbabwe. Acredito q o Brasil está tratando o assunto com carinho na costa atlantica não sei como está o relacionamento com Moçambique.
Sds
A Namíbia tem 2,2 milhões de habitantes e uma das maiores reservas de gás do mundo: 60 bilhões de m³.
Sds.
Nossa, só sabia da costa do esqueleto em histórias de piratas e do velho fantasma. Mas se for fazer um trabalho legal de integração com os africanos, sem aquele velho ranço de “base estrangeira, teritório estrangeiro” que os gringos tanto gostam, não só daria muito certo como abriria as portas de outras nações relegadas a segundo plano pelo primeiro mundo ao Brasil. Talves seja conquistando corações e mentes da perifeira do mundo seja mais relevante ao Brasil do que obter “reconhecimento” falso dos G7 da vida.
[…] Brasil com um pé na África […]