Futuro do Hellenic Shipyards é incerto depois de calote da Grécia

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Hellenic_Shipyards_Aerial

Os estaleiros gregos Hellenic Shipyards estão numa situação difícil, sem dinheiro e sem trabalho, após o cancelamento do contrato entre o Governo Grego e a TKMS (ThyssenKrupp Marine Systems) alemã, proprietária das instalações gregas.

Embora a TKMS afirme que não pensa em fechar a subsidiária, diz no entanto que as dificuldades financeiras são enormes.

Em setembro deste ano foi anunciado que a TKMS cancelou os contratos para a construção de quatro submarinos classe “Papanikolis”  – Type 214 (Programa Archimedes) e  a modernização de três submarinos Type 209 para a Marinha Helênica (Programa Neptune II), depois de dois anos de discussões.

A TKMS diz que os pagamentos de € 524 milhões (US$ 780 milhões), sendo € 300 milhões para o Hellenic Shipyards, ainda não foram feitos pelo Governo Grego.

A HDW, subsidiária da TKMS, construiu o primeiro submarino da classe, o Papanikolis, que foi recusado pela Marinha Grega em 2006, sob a alegação de que o mesmo não cumpriu os requisitos operacionais. O Papanikolis foi posteriormente certificado pelo Ministério da Defesa Alemão, mas mesmo assim foi recusado novamente pelos gregos. Os outros três submarinos Type 214 foram construídos no Hellenic Shipyards, em Skaramangas e não apresentaram problemas.

Em 2002 os gregos fecharam um contrato para a modernização de meia-vida de 3 submarinos Type 209, para a inserção de um “plug” no casco com propulsão AIP.

No início de 2009, entretanto, o Ministério da Defesa da Grécia estava considerando abortar o Programa Neptune II e adquirir dois novos submarinos Type 209, com AIP já incluso.

Hellenic Shipyards

Hellenic Shipyards 3

FONTE: Jane’s Information Group

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