Capitania dos Portos do Rio de Janeiro realiza fiscalização concentrada
A Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, realizará Ação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário no Rio de Janeiro, nos dias 27, 28 e 29 de novembro. A operação abrangerá toda a Baía de Guanabara, Barra da Tijuca, Zona Sul e Itaipu, com ênfase nas áreas com maior tráfego de embarcações de transporte de passageiros, turismo náutico e esporte e recreio.
Na operação, serão empregadas embarcações da Capitania e um helicóptero da Força Aeronaval da Marinha do Brasil. O Grupo Tarefa será comandado pelo Capitão-de-Mar-e-Guerra Nilo Moacyr Penha Ribeiro, Capitão dos Portos do Rio de Janeiro.
Os principais aspectos a serem verificados serão: habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e bóias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação.
As ações de fiscalização da Marinha do Brasil são rotineiras na região, porém, esta será diferente por mobilizar grande parte dos meios e pessoal da Capitania, sendo uma ação concentrada.
Nas abordagens, os inspetores navais auxiliares vão alertar os navegantes sobre os principais tópicos de segurança da navegação:
- Não esqueça a habilitação quando for navegar
- Não esqueça os coletes salvavidas e extintores de incêndio
- Mantenha a distância segura das praias e dos banhistas
- Respeite a lotação da embarcação
- Se beber passe o timão para alguém habilitado
- Não polua o mar.
- Faça a manutenção correta de sua embarcação
- Respeite a vida, seja solidário
- Ao sair para navegar, informe o seu plano de navegação ao Iate Clube, Marina ou Condomínio
- Conduza a embarcação com prudência e em velocidade compatível para evitar acidentes.
FONTE: Comando do 1º Distrito Naval