Índia: RFI para novo caça naval
A Marinha da Índia encaminhou três pedidos de informação (request for information) para diferentes empresas solicitando esclarecimentos sobre caças embarcados, informou o site flightglobal. Estas aeronaves seriam utilizadas nos dois porta-aviões de construção local que entrarão em operação na década seguinte.
O RFI foi encaminhado para a Boeing, Dassault e Lockheed Martin referente aos caças F/A-18E/F Super Hornet, Rafale e F-35 Lighting II respectivamente. Não foi informado a número de aeronaves a ser adquirido.
Em função do longo tempo até a conclusão dos porta-aviões, é provável que o RFP (request for proposals) não ocorra tão cedo.
O interessante é que a reportagem não citou empreas russas recebendo o RFI. Atualmente a Marinha da Índia está recebendo seus caças RSK MiG-29K, além de desenvolver seu próprio caça embarcado, o Tejas, cujo pedido preliminar de seis aeronaves foi feito este ano.
A India fez um pedido de 45 aeronaves Mig29Ks, 16 das quais já foram entregues e espera-se que não haja atrasos na entrega das
29 restantes.
Portanto pelo que entendi desta matéria, a Marinha da India, esgotou
seu desejo por Migs e como sempre gosta de ter aeronaves russas e
ocidentais em suas forças, nada melhor que recorrer a EUA e França.
Segundo consta, foi feita uma simulaçao por computador pela Boeing
e o Super hornet apesar de maior e mais pesado que o Rafale atende as exigencias de operar no Gorshkov.
sds
Deixaram a Russia de fora !!