US Navy financia desenvolvimento de submarino autônomo de vigilância costeira
A Marinha dos EUA está financiando o desenvolvimento de um submarino autônomo que reúne informações de inteligência militar em águas costeiras e portos, através da implantação de pequenos veículos submarinos não-tripulados (UUV).
O Office of Naval Research fechou contrato com a Science Applications International Corp (SAIC) no valor de US$ 2,5 milhões em novembro para a construção de um protótipo de UUV que possa lançar UUVs menores. O contrato faz parte do Programa chamado “Autonomous UUV Delivery and Communication.”
Pequenos UUVs já podem ser lançados em águas hostis por submarinos tripulados, mas a US Navy acredita que um veículo submarino autônomo poderia cumprir essa missão, sem o risco de exposição de um submarino nuclear.
Sob o contrato, a SAIC vai demostrar como um UUV mãe pode carregar, lançar e recuperar pequenos UUVs. A nave mãe também poderá fazer o download dos dados coletados pelos pequenos drones.
Nos últimos 24 meses tem havido significativa atividade no mercado de UUV. A BAE Systems recentemente lançou o Talisman L, um UUV especializado para águas costeiras.
Empresas também estão aumentando as capacidades dos UUV através de aquisições. Por exemplo, a iRobot adquiriu a Nekton Research em 2008, uma fornecedora de sistemas subaquáticos e tecnologias.
FONTE: Defense Systems
SAIBA MAIS:
NOTA DO EDITOR: No futuro próximo, os UUV poderão se tornar a principal ameaça a submarinos tripulados. UUVs “suicidas” poderão ficar à espreita aguardando a passagem de submarinos inimigos para acionarem os motores e atacarem seus alvos.
Seria bom se o Brasil também começasse a investir pesado nesse tipo de tecnologia submarina, a exemplo do que está fazendo na área de veículos aéreos não-tripulados (VANT).