Fotos da cerimônia de incorporação do NPa ‘Macaé’ à Marinha do Brasil
A cerimônia de Batismo e Incorporação à Armada contou com as presenças do Comandante da Marinha, Almirante-de-Esquadra Julio Soares de Moura Neto; do Almirante-de-Esquadra Roberto de Guimarães Carvalho (Ex-Comandante da Marinha); do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante-de-Esquadra Alvaro Luiz Pinto; do Diretor-Geral do Material da Marinha, Almirante-de-Esquadra Marcus Vinicius Oliveira dos Santos; e do Comandante do 3º Distrito Naval, Vice-Almirante Edison Lawrence Mariath Dantas, entre outros.
De acordo com a tradição naval, finalizada a construção, o navio é lançado ao mar em uma cerimônia. Nessa ocasião, o navio é batizado por uma madrinha e recebe seu nome oficial, sendo este costume marcado com a quebra, em seu costado, de uma garrafa de champanhe, que representa sorte à vida do navio. O NPa “Macaé” foi batizado pela senhora Ângela Maria de Sousa da Silveira Carvalho, esposa do Almirante-de-Esquadra Guimarães Carvalho.
Em seguida, foi arriada a bandeira da INACE, simbolizando a prontificação do navio e o embarque da tripulação. Entende-se por Recebimento o conjunto de atividades desenvolvidas pelo grupo de Oficiais e Praças designados para compor a primeira tripulação, com o propósito de capacitar-se a operá-lo e mantê-lo. O Grupo de Recebimento iniciou sua formação no dia 2 de fevereiro de 2009, com uma tripulação de quatro Oficiais e trinta Praças. Desde então, o grupo acompanhou a instalação dos diversos equipamentos do navio e participou de cursos e adestramentos.
Foi lida a Portaria do Comandante da Marinha, alusiva à incorporação à Armada seguida da Ordem do Dia do Chefe do Estado-Maior da Armada. Após, foi realizado o primeiro Cerimonial à Bandeira a bordo, onde foi içado o Pavilhão Nacional na popa e no mastro principal e a Bandeira do Cruzeiro na proa. O NPa “Graúna”, fundeado próximo ao local do evento, saudou, com três apitos longos, a incorporação do NPa “Macaé”.
O Chefe do Estado-Maior da Armada deu posse ao primeiro Comandante do navio, Capitão-de-Corveta Marcio Gonçalves Martins Assumpção Taveira, e naquele momento, foi içada, no mastro principal, a flâmula de Comando. Cumprindo o cerimonial, o Comandante foi recebido, pela primeira vez a bordo, pelo Imediato do navio. Em seguida, as autoridades presentes embarcaram no NPa “Macaé” onde assinaram o Termo de Armamento e o Livro do Navio.
O navio é dotado de um canhão de 40mm, duas metralhadoras de 20mm, dois motores de propulsão, três geradores de energia e equipamentos de comunicação que permitem estar em contínuo contato com os demais navios e organizações da Marinha. Desenvolve velocidade máxima de 21 nós, possui a capacidade de permanência de 10 dias no mar com um raio de ação de mais de 4.500 Km.
FONTE / FOTOS de um a cinco, de cima para baixo: Marinha do Brasil
NOTA DO BLOG: a última foto, logo acima, é da ALIDE. Nela, pode-se perceber claramente a diferença do porte do casco e da superestrutura da classe Macaé, de 500 toneladas, em comparação com a classe Grajaú, de 250 t. Veja mais imagens na cobertura fotográfica feita pelo site da ALIDE, clicando aqui.
SAIBA MAIS:
- Mostra de Armamento do Navio-Patrulha ‘MACAÉ’
- NPa ‘Macaé’ será incorporado no dia 9.12
- Mais um NPa 500: ‘Maracanã’
- Mais navios-patrulha de 500 toneladas
- Sistemas de navegação Sperry Marine para novos NaPa 500
- CON/DGN visita 5º DN e promete mais NaPa
- NaPa 500 da MB: Northrop Grumman fornecerá sistemas de navegação
- DEN abre licitação para mais quatro novos NaPas
- NaPa 500 em construção no Ceará
Espero que este e os demais da classe tenham longa e duradoura vida na MB, ajudando na tarefa de fiscalizar a ZEE brasileira……..
Vivas para a MB, por esta decisão tão bem tomada……….
abraços.
Faço minhas as palavras do amigo Vassili!!!
Abraços!!!
Mais fotos aqui:
http://www.alide.com.br/joomla/index.php/component/content/article/75-extra/915-primeiras-fotos-e-detalhe-interno-do-npa-macae
Corsário,
Tomei a liberdade de incluir agora uma das fotos da ALIDE no final da matéria, assim como destacar o seu link no final.
Aguardamos a segunda parte da matéria de vocês, com mais fotos do interior do navio!
ok!