Batida a quilha do Somerset, nono LPD da classe ‘San Antonio’
Nome é homenagem aos passageiros e tripulação do voo 93 da United Airlines, caído em 11 de setembro de 2001
A Northrop Grumman Corporation informou a realização da cerimônia de batimento da quilha (atualmente, “keel authentication”) do Somerset (LPD 25). Trata-se da nona unidade da classe San Antonio (LPD 17, visto na foto acima) de navios anfíbios. É também o quinto navio da Marinha dos EUA (U.S. Navy) a receber o nome Somerset, porém desta vez a homenagem é para a tripulação e passageiros do voo 93 da United Airlines, caído em 11 de setembro de 2001 após ter sido sequestrado por terroristas – Somerset é o condado no Estado da Pensilvânia onde ocorreu a queda da aeronave que estaria direcionada à Casa Branca.
Na foto abaixo, a madrinha Mary Jo Myers tem suas iniciais gravadas em uma placa metálica. Apesar da construção do navio já ter sido iniciada e os métodos atuais de produção (por seções) não mais comportarem um momento específico em que a quilha é “batida”, a cerimônia se mantém na tradição naval.
O lançamento do navio está planejado para o segundo semestre de 2001, com entrega à U.S. Navy no final de 2012. Outros dois LPDs (Landing Platform Dock na terminologia da U.S. Navy – Navio de Desembarque Doca na terminologia da Marinha do Brasil) da classe têm seus nomes relacionados a 11 de setembro de 2001, o Arlington (LPD 24), atualmente em construção, e o USS New York (LPD 21), recentemente comissionado.
FONTE / FOTOS: Northrop Grumman
LEIA MAIS SOBRE A CLASSE SAN ANTONIO: