SEM para Aviação Naval Argentina?
Está em estudo pelo Ministério da Defesa francês, a eventual possibilidade de transferência de algumas células do Super Etendard Mornenisè (SEM) para a Armada Argentina (ARA), a partir de 2015, quando estes serão retirados do serviço ativo da Aeronavale e substituídos pelos Rafale.
Possivelmente estes SEM não serão vistos voando nas cores da ARA, pois se a venda das aeronaves ou de peças em estoque for confirmada, apenas servirão para garantir a manutenção dos atuais Super Etendard argentinos.
FOTOS: Sergio Garcia Pedroche e FrenchNavyfree.
E lá embaixoooooo, na primeira foto, um dos 4 “Almirante Brown”
de los hermanos…
li algum tempo que a venda dessas celulas incluiria assistencia para que os SE Argentinos fossem transformados na versão M aproveitando o equipamento existente nos M vendidos…aí seria algo mais que manter os atuais aviões voando.
Manoel,
Isso mesmo. Se essa venda for efetuada, os argentinos vão aproveitar principalmente a eletrônica dos SEM franceses. Isso pq as células argentinas tem poucas horas de voo usadas, enquanto os franceses ja estão muito gastos.
abraços.
De qualquer forma, se realizada a atualização da aviônica para a do SEM, isso também ajuda a manter os aviões voando: trocam-se itens obsoletos e difíceis de achar no mercado (e que consequentemente afetam a disponibilidade) por outros mais novos e provavelmente com maior facilidade de reposição (além da provável maior confiabilidade).
Além do que outros armamentos poderiam ser utilizados, mas isso, comparado à capacidade atual da ARA em adquiri-los, já é uma outra história.
Manoel, a intenção da ARA em adquirir essas aeronaves SEM da Marine Nationale é apenas aproveitar os kits de modernização e incorporá-los a seus próprios Super Etendard, que estão muitíssimo menos voados do que os franceses e pouco operaram em NAe. Depois, as células adquiridas poderão servir de fontes para algumas peças de reposição.
Lembrando que a França ofereceu esses SEM à Marinha do Brasil, que os recusou. Realmente, para a MB, não valia a pena. Mas, no caso da Argentina, como operadora da aeronave, a situação é outra.
biotonico Fontoura e os cara, bom te ver cara !!!!
Abs
MO (ML)