HMS ‘York’ (D 98) e RFA ‘Gold Rover’ (A 271) no Rio de Janeiro
Atracaram hoje, 19 de dezembro, ao redor das 11h, no Porto do Rio de Janeiro, no cais do armazém 22, o RFA Gold Rover (A 271) com o contratorpedeiro tipo 42 batch III HMS York (D 98) , em escala de descanso para tripulação. As embarcações encontram-se na Patrulha do Atlantico Sul, devendo o York suspender na manhã do dia 24 e o Gold Rover no dia 3 de janeiro.
FOTOS: Jörn Prestien e Marcelo ‘Ostra’ Lopes – Santos shiplovers
SAIBA MAIS:
Os HMS York e Edinburgh são os unicos T42 equipados com a torreta
multifacetada com RCS reduzido para o canhão de 113 mm, e esta mesma torreta pode ser vista nos novos T45s.
sds
Dalton, Eu não havia notado a torre do canhão. Detalhe muito interessante. Contudo seria bom a gente checar se o canhão de 4,5 polegadas de calibre equivale a 113 mm ou 114 mm. Uma polegada equivale à 25,4mm, então seria algo em torno de 114,3mm. Vc não acha o RFA Gold Rover (A 271) pequeno, em comparação aos tankers americanos? Tem um deslocamento de 11.522 tons carregado, comprimento de 140,61 metros e boca de 19.25 metros. Abastece apenas dois navios ao mesmo tempo. Penso que é adequado para uma pequena força-tarefa de 2 ou 4 navios, mas para uma frota… Read more »
Ivan
Os Rovers sao pequenos/medios mesmo, não são os principais AO´s da Inglaterra, os pricipais são os Wave´s
Abs
MO
Oi Ivan!
todos os canhões NAVAIS, britanicos de 4,5 polegadas, são na realidade de 4,45 polegadas, portanto 11,3 cm ou 113 mm, apenas
os navais.
Mas, foi apenas implicancia minha hoje (rs), pois normalmente só há referencia como 114mm, e as vezes como 115 mm!
Quanto ao Rover é o que o Mestre Ostra escreveu mesmo…não são os maiores que eles possuem, mas a RFA dos britanicos proporcionalmente falando até que continua bem adequada as necessidades deles, que estão vendo sua frota de combate encolher cada vez mais.
abraços
É verdade, Dalton.
Para estas missões em que a Royal Navy manda apenas uma fragata ou um destroyer, um Rover esta de bom tamanho.
Abç,
Ivan.