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A Marinha dos EUA (U. S. Navy) informou que o Independence (LCS 2) deverá ser comissionado no próximo dia 16 de janeiro de 2010. O informe destaca algo que fica claro à primeira vista (nestas fotos de novembro de 2009 e em outras que podem ser vistas nos links mais abaixo): as características únicas do navio, com seus três cascos, os ângulos da superestrutura, o grande convoo. Menos visíveis, são a tecnologia avançada, a construção em alumínio, os grandes espaços destinados aos módulos de missão, as escadas amplas e a propulsão por dois motores diesel e duas turbinas a gás, impulsionando quatro sistemas water jet.

O navio foi planejado para se contrapor a ameaças “antiacesso” em regiões litorâneas e águas rasas, como barcos rápidos, submarinos diesel-elétricos e minas, combinando velocidade, agilidade além de equipamentos em “pacotes” destinados a missões específicas, graças ao design que pode intercambiar módulos de missões, reconfigurando o navio conforme as necessidades. O oficial comandante, Michael Rilev, destaca que “o navio é grande e flexível o suficiente para encarar qualquer coisa que se possa pensar, em termos de combate costeiro e litorâneo. Se providenciarem módulos, nós poderemos carregá-los. Isso é o que há de realmente exclusivo sobre o Independence. Penso que  poderemos expandir para muito além das três missões planejadas para o navio e, é claro, nós as cumpriremos muito bem.”

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A tripulação também é diferenciada, com menor quantidade de tripulantes, aptos a manterem altos níveis de proficiência em diversos campos. Como um exemplo de múltiplas funções da tripulação, os três cozinheiros do LCS também estão aptos a dispararem armas, combater incêndios, operar sistemas e cumprir turnos de vigia antiterrorismo. O navio deverá receber duas equipes em rotação, denominadas “azul” e “dourada” (blue and gold) de 40 marinheiros cada – sistema que está se mostrando eficiente no USS Freedom (LCS 1), segundo a USN. Essas equipes “básicas” são complementadas pelas de especialistas em cada módulo de missão. 

Planeja-se que a frota de navios LCS possa chegar a 55 unidades. Após o comissionamento, o Independence deverá passar por mais testes e avaliações antes de ficar baseado em San Diego (Califórnia – EUA).

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FONTE / FOTOS: Marinha dos EUA (U.S. Navy)

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