Oito exemplares do ‘Penguin’ serão adquiridos pela MB
O número de mísseis ASM Rb 12 Penguin adquiridos pela Marinha do Brasil será de apenas oito exemplares. O contrato com a empresa norueguesa de material de defesa Kongsberg Defence & Aerospace foi divulgado em 22 de dezembro último e publicado do DOU (Diário Oficial da União) no mesmo dia.
O valor declarado do contrato é de aproximadamente 140 milhões de coroas norueguesas (24,6 milhões de dólares). Os mísseis serão integrados nos novos helicópteros S-70B Sea Hawk, também em processo de aquisição.
A aquisição de mísseis para os futuros Sea Hawk da MB já havia sido anunciada. Desta maneira o Sea Hawk susbtituirá os atuais Sea King nas suas duas principais tarefas: guerra anti-submarino e guerra anti-superfície. A Marinha muito provavelmente selecionou o Sea Hawk porque não há uma versão ASW do EC-725, encomendado para as três forças como o principal helicóptero de combate do Brasil nos próximos anos.
O Penguin substituirá o AM-39 Exocet como principal míssil aerotrasnportado da MB. Deve-se destacar que o alcance do Penguin, mesmo na sua versão mais moderna, é inferior ao alcance do Exocet e superior ao alcance do Sea Skua. O Penguin também tem a vantagem de estar certificado para emprego no helicóptero Lynx, bastando sua integração à plataforma.
FONTE: Kongsberg
LEIA TAMBÉM: