Navio francês de rastreamento de mísseis em Portugal

5

vinheta-clipping-navalO navio ‘Monge’, da Marinha de Guerra de França, especializado no acompanhamento de testes de mísseis balísticos e tácticos, está atracado no Porto de Ponta Delgada para “abastecimento e descanso da tripulação”.

O navio, que se destaca pelas torres de antenas que transporta, deve sair terça-feira de Ponta Delgada, segundorevelou à Lusa fonte do porto açoriano.

O ‘Monge’ entrou ao serviço em Novembro de 1992 e tem como principal função acompanhar testes de mísseis balísticos e tácticos disparados da costa francesa ou de submarinos em imersão, cooperando ainda em operações de seguimento de satélites e de observação de alvos.

Para cumprir as suas missões, este navio, que deve o seu nome ao matemático francês Gaspard Monge, está equipado com um sofisticado equipamento de telecomunicações, possuindo ainda um moderno sistema de observação meteorológica.

Os disparos dos mísseis que são seguidos pelo ‘Monge’ são efectuados por submarinos ou a partir dos silos existentes em Biscarrosse, junto à costa atlântica no Sul de França, onde se encontra o Centre d’Essai de Lancement de Missiles (Centro de Ensaios de Lançamento de Mísseis).

Antes de cada disparo, o navio posiciona-se nas proximidades da zona onde se prevê que o míssil vá cair, sendo para o efeito habitualmente usada uma zona a cerca de 3000 quilómetros da costa francesa, a Noroeste dos Açores, e outra a cerca de 6000 quilómetros, em frente à costa brasileira.

FONTE/FOTO: Lusa

LEIA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

5 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
jacubao

Vixi maria. Con tanta antena assim esse navio seria capáz de rastrear até o “ricardão” a uns 8000 km de distância, hehehehe…. 😀

Wolfpack

Ou um VLS, ihhhh gerei polêmica, vou ficar quieto senão o Chicão vai brigar comigo… 😀

Danilo

kkkkkkkkkkkkkkk

Alecsander

Putz, nunca vi tantas antenas em uma única embarcação, impressionante.

Um grande abraço.

Caipira

“…Antes de cada disparo, o navio posiciona-se nas proximidades da zona onde se prevê que o míssil vá cair…”

Pensa num trabalhinho perigoso, rsrsrs.