MoD Britânico avalia terceirizar a Royal Fleet Auxiliary
O Ministério da Defesa Britânico (MoD) está considerando arrendar, fretar ou mesmo converter navios de segunda-mão pertencentes a empresas privadas para preencher as necessidades da Royal Fleet Auxiliary (RFA), num esforço para economizar dinheiro.
O MoD analisou a compra de seis novos navios-tanque para o RFA como parte de um programa chamado Mars, porém mudou de idéia após cerca de 20 companhias demonstrarem interesse em participar da privatização parcial da RFA.
A terceirização poderia ir adiante como parte de uma revisão dentro da frota da RFA ou poderia ser implementada apenas para os seis novos navios-tanque que o MoD planejara inicialmente adquirir.
De acordo com especialistas da indústria da navegação, a terceirização do gerenciamento da frota poderia resultar na economia de dezenas de milhões de libras esterlinas para o MoD, que está sob pressão para cortar seu orçamento.
Algumas companhias demonstraram interesse em fornecer navios, como uma iniciativa de financiamento privado similar aos contratos já assinados pelo MoD para sua frota de reabastecedores aéreos e satélites militares de comunicação.
Espera-se que a BAE Systems, em conjunto com o conglomerado industrial Sul Coreano Daewoo, apresentem sua proposta para a construção dos navios.
FONTE: Naval Technology / COLABOROU: Camilo