Primeiro Scorpène indiano não ficará pronto antes de 2015
Construção começou em 2006
O programa de construção e aquisição de submarinos Scorpène para a Marinha da Índia sofreu mais um atraso, informou o portal indiano www.webdunia.com.
O primeiro dos seis submarinos estava programado para entrar em serviço em 2012, mas não será entregue antes de 2015. Para que a força de submarinos não fique reduzida, a atual frota terá que permanecer em atividade por mais tempo que o inicialmente programado.
Em 2012, cinco dos atuais 16 submarinos da Índia (10 “Kilo”, dois da classe “Foxtrot” russa e quatro IKL209-1500) serão aposentados (alguns já estão semi-aposentados devido à idade e avarias). Em 2014, a Índia terá apenas cinco submarinos em operação.
O estaleiro indiano Mazagon, construtor dos submarinos, também tem culpa pelo atraso. Além de problemas trabalhistas, o estaleiro sofreu com os custos elevados das matérias-primas.
Os entendimentos oficiais com a DCNS começaram em 2001, mas somente em 2005 foi assinado o contrato. Segundo o portal indiano o valor do programa sofreu um acréscimo de 40% em relação ao valor original.
Procurado pelo portal webdunia o Vice-Almirante Sanjeev Bhasin, comandante da força naval oriental, informou simplesmente que “estamos adquirindo submarinos Scorpènes. Esperamos ter os mesmo em breve”.
A Índia também enfrenta problemas no desenvolvimento do seu submarino nuclear. Algumas fontes afirmam que o INS Arihant foi lançado ao mar sem reator. Enquanto o programa de submarinos indiano patina, a frota da vizinha China segue crescendo de vento em popa.
NOTA DO BLOG: esperamos que a construção dos Scorpènes da Marinha do Brasil não sofra os mesmos problemas.
LEIA TAMBÉM: