Marinha Portuguesa incorpora segunda Karel Dorman
Foi realizada no último dia 15 de janeiro, em Den Helder, Holanda, a cerimónia de transferência para a Marinha Portuguesa da Fragata D. Francisco de Almeida, a segunda de duas fragatas adquiridas ao Estado holandês.
A cerimónia, durante a qual a Bandeira Nacional será arvorada pela primeira vez no navio, deverá contar com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.
O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da Classe Bartolomeu Dias. A entrada ao serviço das duas fragatas “constituirá uma importante etapa no reforço da Esquadra para prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à política externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima”, refere uma nota da Marinha Portuguesa.
Os navios vão substituir as quatro fragatas da classe João Belo, que integraram a Esquadra Portuguesa cerca de 40 anos.
A Fragata D. Francisco de Almeida é comandada pelo comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 176 militares, dos quais, 20 oficiais, 40 sargentos e 98 praças, 13 militares dos destacamentos de helicópteros e cinco militares da equipa de abordagem, que estiveram em formação e treino, primeiro em Portugal e depois na Holanda.
FONTE: Mundo Português
LEIA TAMBÉM: