Marinha Portuguesa incorpora segunda Karel Dorman
Foi realizada no último dia 15 de janeiro, em Den Helder, Holanda, a cerimónia de transferência para a Marinha Portuguesa da Fragata D. Francisco de Almeida, a segunda de duas fragatas adquiridas ao Estado holandês.
A cerimónia, durante a qual a Bandeira Nacional será arvorada pela primeira vez no navio, deverá contar com a presença do Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, Marcos Perestrello e do Chefe de Estado-Maior da Armada, Almirante Fernando Melo Gomes.
O NRP D. Francisco de Almeida é o segundo navio da Classe Bartolomeu Dias. A entrada ao serviço das duas fragatas “constituirá uma importante etapa no reforço da Esquadra para prossecução da missão da Marinha nas funções de defesa militar, apoio à política externa e de autoridade do Estado no mar, numa altura em que se desenvolvem novos desafios à segurança marítima”, refere uma nota da Marinha Portuguesa.
Os navios vão substituir as quatro fragatas da classe João Belo, que integraram a Esquadra Portuguesa cerca de 40 anos.
A Fragata D. Francisco de Almeida é comandada pelo comandante José Rafael Salvado de Figueiredo e a guarnição do navio é composta por 176 militares, dos quais, 20 oficiais, 40 sargentos e 98 praças, 13 militares dos destacamentos de helicópteros e cinco militares da equipa de abordagem, que estiveram em formação e treino, primeiro em Portugal e depois na Holanda.
FONTE: Mundo Português
LEIA TAMBÉM:
Sim, eles podem mais que nós. Eles não ficam com aquela ladainha esquerdista PeTrelha de “independência”.
Toda essa “independência” é meramente para justificar a não compra de armas de ultima geração, ja que o Brasil tem verba suficiente para isso. Essa “independência” mostra o total descaso do governo para com a defesa do Brasil. Revanchismo?
Podemos ser 10 vezes mais que eles. O PIB do Brasil é 30 vezes maior que de portugal e eles tem uma Marinha melhor que a nossa. Essa idéia de independência, além de enganar o cidadão para que ele pensa que isso irá ajudar o mercado interno (o que não vai pois o governo não liga para empresas que não financia com os seu “caixa” corrupção). A Embraer entrou no mundo do governo, por isso ela se salvou. A Engesa não, e caiu feito b0st@. Assa ladainha do governo de que os caças são para a “indePENDECIA” é para negar… Read more »
Cap. Desastre em 19 jan, 2010 às 19:57
Em partes concordo com você. O governo despreza e não apoia a iniciativa nacional, como a turbina nacional TR 3500, que parece que não vai decolar.
Só estou deixado bem claro que se depender do governo, bons projetos nacionais não vão decolar (aeronáutica), não vão para o mar (marinha), e não vão caminhar (exercito).
Já ouvir muitos dizerem que a Marinha de Portugal tem capacidade igual a Marinha do Brasil, discordo dessa comparação, nossa marinha pode ser pequena para o tamanho do Brasil mais é bem mais potente do que a Armada Portuguesa.
Cabral, desculpe, podemos ter mais “numeros”, mas os patrícios têm mais qualidade e operacionalidade.
João Vaz Bandeira. Meu caro amigo Gostaria que o Sr. Fizesse uma pequena pesquisa na frota portuguesa , descubrirá que as corvetas são muito antigas (1974.) e o seu principal armamento baseandos em canhões (1 peça de 100mm e 2 peças Boffors de 40mm/70) e com deslocamento de (1380t): F471 António Enes , F475 João Coutinho, F476 Jacinto Cândido, F477 Pereira d’Eça e outra classe: F486 Baptista de Andrade, F487 João Roby, F488 Afonso Cerqueira. O Navios que são realmente navio de combate e poderia ser comparado as fragatas brasileiras são: F 330 – Vasco da Gama, F 331 –… Read more »
Cabral.Sendo assim,guardada as devidas proporções,a marinha portuguesa é 100x mais capaz que a nossa,e mais bonita tbm.
O Doorman é mesmo Lindo.
[]’s
Cabral, sei não 3 Mekos 200 e 2 Karel Doorman ele ainda sim fazem mais que a gente
sem contar a pratica operacional deles neh
ahh em tempo = em verdade são 3 T22 (quem dera serem T 23 ) rsssss
Abs
MO
Caríssimos, a Marinha Portuguesa tem neste momento 5 fragatas modernas, todas com elevados padrões de operacionalidade. Tem também reconhecida capacidade de comando de forças multinacionais como já se provou nos sucessivos comandos da STANAVFORLANT e mais recentemente do STANDING NAVAL MARITIME GROUP da NATO, onde debaixo de comando português já navegaram fragatas de países como os EUA, Alemanha e Reino-Unido, entre outros. Tem experiência operacional real de teatro, como o Iraque, o Adriático (onde inclusivé operou um submarino), Guiné-Bissau, Timor e a Somália. Prepara-se para receber dois submarinos AIP considerados os U-214 mais avançados do Mundo. Mas por outro lado… Read more »
Caros, A marinha portuguesa tem tido um papel muito ativo nos mares da Somália. Cerca de 40% dos piratas lá capturados o são pelos portugueses. Mas a marinha desta nação também tem sido alvo dos internacionalistas. Portugal possui a maior ZEE da Europa e tanto a Espanha como a União Europeia tudo fazem para absorver o país e os seus recursos marítimos. A muitos grupos interessa acabar com Portugal e lá também não faltam políticos traidores que conspiram contra a soberania em troca de falsas honrarias e empreguinhos bem pagos. Muito parecido com o que se passa no Brasil… E… Read more »