Real Marinha Australiana dispara SM-2
A Real Marinha Australiana disparou um míssil antiaéreo Standard Missile-2 Block IIIA a partir de um lançador Mk.13 da fragata HMAS Melbourne, da classe “Oliver Hazard Perry”.
Com o disparo, a tripulação da HMAS Melbourne validou o trabalho realizado para a transição do SM-1 para o SM-2.
Foi o primeiro disparo de um SM-2 por uma fragata OHP, abrindo caminho para que outras marinhas sigam o mesmo caminho.
A Block IIIA é a variante mais empregada pela US Navy e oito marinhas aliadas. O SM-2 fornece a capacidade defesa antiaérea de área, com guiagem de meio curso e processamento avançado de sinal. O alcance do míssil é de 90 milhas náuticas, com capacidade de engajamento de alvos aéreos em baixas e altas altitudes, bem como a interceptação de mísseis anti-navio do tipo “sea-skimmer” como o Exocet e similares.
Três outras fragatas australianas passarão pelas modificações necessárias ao emprego do SM-2.
SAIBA MAIS:
A família de mísseis Standard foi desenvolvida como substituta da primeira geração de mísseis de defesa antiaérea da Marinha dos Estados Unidos, que compreendia os mísseis superfície-ar Terrier, Talos e Tartar. O míssil acabou sendo usado por outras 13 marinhas.
A primeira versão do míssil Standard entrou em produção nos anos 1970. O SM-1 é disparado de lançadores simples Mk.13 e duplo Mk.26. A arma tem 25 milhas de alcance, pode atingir aviões voando a altitudes de até 24.000m e alcança velocidade de Mach 3.5.
A guiagem dos mísseis Standard é semi-ativa, com o radar de direção de tiro do navio apontando para alvo e o míssil seguindo seus ecos, conforme o gráfico abaixo.
LEIA TAMBÉM: