Navantia inicia corte de chapa do quarto submarino S-80
Cerimônia foi presidida pelo Almirante Director de Construcciones de la Armada Española e pelo Director del Astillero de Cartagena
A Navantia celebrou ontem, 19 de janeiro, no Astillero de Cartagena, o primeiro corte de chapa para o submarino S-84, o quarto da classe S-80 encomendados pela Armada Española. O Almirante Director de Construcciones da Armada (ADIC), José Manuel Sanjurjo, e o Diretor do estaleiro, Manuel Filgueira, presidiram o ato.
Os S-80 são uma versão aumentada e melhorada da classe “Scorpène”, que foi produzida em conjunto pela Espanha e França para exportação. A classe S-80, foi modificada para atender aos requisitos espanhóis.
Entre as melhorias, destacam-se a boca maior e o sistema de propulsão independente da atmosfera (AIP), que usará a tecnologia de células de combustível (Fuel Cell), muito superior ao MESMA francês.
O sistema de combate também é americano, para o emprego de mísseis Tomahawk.
As principais características dos S-80 são
- Comprimento total: 71,05 m
- Altura máxima: 11,68 m
- Calado: 6,20 m
- Diâmetro do casco: 7,30 m
- Deslocamento na superficie: 2.200 t
- Velocidade na superficie: 12 nós
- Velocidade em imersão: 19 nós
- Dotação: 32 tripulantes + 8 de forças especiais
Os S-80 poderão realizar diferentes missões como guerra anti-submarino, guerra anti-superfície, vigilância, operações com forças especiais, ataque terrestre com mísseis de cruzeiro, proteção de forças anfíbias e operações de inteligência.