Um ‘coyote’ patrulhando os mares
O ‘Coyote’ é um pequeno Veículo Aéreo Não Tripulado lançado de sonobóia, para vigilância próximo à superfície enquanto a aeronave lançadora mantém-se a salvo, em grande altitude.
A BAE Systems informou na última terça-feira, 19 de janeiro que o Coyote UAS (unmanned aircraft system) fez seu primeiro teste de voo. O voo durou 49 minutos. O equipamento, desenvolvido em parceria com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) e inicialmente financiado pela Marinha dos EUA (U.S. Navy), pesa apenas 13 libras (aproximadamente 6 quilos), tem envergadura de 58 polegadas (pouco menos de um metro e meio), propulsão elétrica, e é lançado dentro de um compartimento de sonobóia de 3 pés de comprimento (pouco menos de um metro). O lançamento se deu a partir de uma aeronave P-3 (um WP-3D Orion da NOAA), em pleno ar.
Segundo a BAE Systems, trata-se de um sistema inovador e único (“one-of-a-kind system”). Durante a queda livre, o sistema emerge de uma sonobóia, abre suas asas e inicia um voo direcionado, operando câmeras ou sensores para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento da superfície do mar, enquanto a aeronave lançadora permanece em altitude segura.
Futuros testes deverão também verificar se o sistema pode ser utilizado para obter dados de furacões e tempestades tropicais, sendo lançado diretamente nesses fenômenos naturais.
FONTE / IMAGEM: BAE Systems