Espanha despacha o “Castilla” para o Haiti

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L52 Castilla

O governo espanhol anunciou o envio do navio de assalto anfíbio “Castilla” (L 52), da Classe Galícia, ao Haiti.

O navio irá juntar-se ao esforço de ajuda humanitária com uma equipe médica composta por 50 pessoas e três helicópteros embarcados.

O navio tem capacidade para transportar até 577 pessoas entre tripulantes, equipe de voo, médicos e fuzileiros navais, comporta até 04 embarcações de desembarque LCM1-E e pode operar com até 06 helicópteros AB-212 ou 4 SH-3D Sea King.

FONTE: Armada Española

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Danilo

Belo Nave !

Mais uma para ajudar o Haiti, a OTAN ja tem 3 representantes lá comico se não fosse tragico.

Rodrigo Rauta

Belissimo navio!!!

Mauricio R.

E a vitrine vai aumentando, p/ que acha que somente existe Mistral no mundo.

WDias

Alguma fonte bem informada já sabe que navio a MB mobilizou para essa missão, vez que ouvimos falar anteriormente, após reunião do gabinete brasileiro de crise (de indentidade…), que ela enviaria algum em até 3 semanas…

No portal da MB no link de notícias de informações relacionadas ao Haiti só se reproduzem discursos de autoridades, impregnadas de ufanismos nausenates e bajulações recíprocas, carta de intenções e outras informações irrelevantes. Nenhuma informação conclusiva sobre essa embarcação.

humberto

É de se preocupar este silencio da MB, será que não temos meios disponiveis para esta empreitada?
[]

Felipe Cps

WDias em 22 jan, 2010 às 11:15:

Acho que a MB vai mandar a “Caboclo”, nosso meio mais poderoso… 🙂

Ivan

Felipe, Pode ficar de provocação, mas foi a Caboclo (e sua valorosa tripulação) que chegou no meio do Atlântico para começar as buscas do AF447… Claro que navio novo é ótimo, mas não é só a idade do navio que determina a presteza de uma marinha, mas as condições em que ela é mantida, se tem combustível e mantimentos estocados para uso imediato, se tem planos para emergência, qual o(s) navio(s) (e tripulação) em QRA (usando termo aeronáutico), etc. O que me deixa preocupado é que, apesar da MB ter os meios, mesmos que velhos ou não tão adequados, não… Read more »

Ivan

Em tempo, O Castilla e o Galícia são excelentes naves, bem equilibradas entre capacidade anfíbia (4 LCM p/ 60 ton.) e aérea (4 Helis Sikorsky UH-3), motores diesel modernos (econômia e facilidade de manutenção). A Espanha possue duas undidades dessa classe, mantendo uma sempre pronta para navegar. O Brasil pode ter ou não porta-aviões ou LHAs, mas precisa ter ao menos 3 (três) unidades como os Galícia, Austin ou Roterdam, para ter sempre um pronto para partir. Enquanto isso seria essencial aprendermos a ter SEMPRE um navio de apoio anfíbio e outro de combate em prontidão de 24 ou 48… Read more »

André

Acho que o navio da MB que vai para o Haiti será o NDCC “Almirante Sabóia, que está participando, no momento, da Aspirantex.
Sds

Ivan

André,

Já ajuda muito, pois apesar de não ter hagar pode receber um helicóptero na coberta de popa e outro, até mais pesado (como o Chinook) na coberta de meia nau.

Em caso de necessidade pode a embicar em uma praia ou porto sem infra-estrutura (guinchos) e desembarcar diretamente veículos de transporte e/ou engenharia (tratores, bulldozens e motoniveladoras).

Se uma fragata Type 22 bacth I pudesse acompanhar seria interessante, pois estas tem hagar para dois helicópteros Lynx ou Esquilo.

Abç,
Ivan.

Felipe Cps

Ivan em 22 jan, 2010 às 14:46:

Ivan, acho que a MB não tá mandando nada de medo de ter de arcar com o prejú de novo, como nas buscas do pranteado Air France.

Sds.

ivanildotavares

Quando tínhamos o Ary Parreiras, o Barroso Pereira e o Soares Dutra esse tipo de problema era mais fácil de resolver. Sempre tínhamos no mínimo dois operacionais. Ainda havia o Custódio de Melo, lembram?
Abraços

Dunga

Estamos vendo que todos os países estão “fazendo a sua lição de casa”, quer dizer trocando seus navios antigos por navios novos e construidos nos proprios estaleiros.!
Parece que vendo os outros estamos percebendo que estamos ficando para traz!
em 30 anos tinhamos muito tempo para poder construir tudo o que precisacemos com planejamento!!
agora ja era…

André

Ivanildo,
Mas mesmo sem nenhum Navio Transporte de Tropas da Classe do Ary Parreiras – ele foi o último a ser descomissionado, em setembro passado -, penso que temos ainda o Alm. Sabóia, o Garcia D´Avilla, o Matoso Maia e os NDD Rio de Janeiro e Ceará. Portanto, penso que temos navios em condições de serem enviados para lá, bastando apenas que se verifique qual deles estaria em melhores condições de cumprir essa possível missão.
Sds

WDias

Essa reticência, mistério, silêncio, o que seja, na divulgação do(s) meio(s) navais para pronto emprego na missão, deixam dúvidas, se já não existiam, quanto a possibilidade de um país assim integrar a Comissão de Segurança da ONU como seu membro permanente. Estamos no Dia “D + 11″…, e a Marinha do Brasil não apresentou oficialmente a(s) embarcação(ões) para projeção naval da ajuda brasileira. É preocupante…, se o cenário fosse potencial e diretamente prejudicial ao Brasil seria desastroso, se já não o é. Agora, é incontornável a repetição desse tese: imagine-se aquele cenário no Haiti, sem a (arrogante para muitos, não… Read more »

Mauricio R.

Moral da história:

Quem tem, faz a hora e não espera acontecer!!!

WDias

MAIS DO MESMO; FOLHA ON LINE – 23/JAN/2010 – “Na próxima semana, os primeiros profissionais de saúde voluntários embarcarão em um porta-aviões italiano para o Haiti para dar atendimento à população. A equipe é formada na maioria por cirurgiões, enfermeiros e anestesistas. O porta-aviões funcionará como um hospital e ficará sob as orientações da missão brasileira no país. Os médicos ficarão cerca de 30 dias a bordo.” Decididamente é a falência completa da MB… Assinamos, e reconhecemos firma, de que não possuímos meios navais à altura da situação no Haiti, para levar nossos próprios auxílios. A coordenadora de voluntariado do… Read more »