Caças da Marinha Francesa em exercício com fuzileiros navais britânicos
Exercício de apoio aproximado sobre solo britânico é feito a partir da base francesa de Landivisiau
A Marine Nationale (Marinha Francesa) informou que, entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro de 2010, caças do Grupo Aéreo embarcado (Groupe Aérien embarqué – GAé) do Navio Aeródromo Charles de Gaulle estão realizando o exercício a “Gallic Marauder”, de apoio aéreo aproximado a tropas em solo, respondendo a um convite dos Fuzileiros Navais Britânicos (Royal Marines) da 3ª Brigada, estacionada em Plymouth e Devon.
Para a realização do exercício, houve acordo com a Real Força Aérea (Royal Air Force – RAF) de modo a permitir que os aviões franceses se integrassem ao tráfego aéreo britânico em seu voo sobre o Canal da Mancha, e para que pilotos da Aéronautique Navale desenvolvessem a interoperabilidade com controladores de ataque britânicos (JTACs – Joint Terminal Attack Controller), aos quais se soma um JTAC francês, do Armée de Terre (Exército). A área de treinamento em solo inglês é o platô de Moore, que tem uma altitude de 600 metros e está localizado 40 kilômetros ao Norte de Plymouth.
A distância que separa a área da base aérea de onde decolam os caças franceses Rafale Marine (Rafale M) e Super Étendard Modernisé (SEM), Landivisiau, é de 240 km. Segundo a Marinha Francesa, os caças, que pertencem às flotilhas 11F , 12F e 17 F, reunem-se na zona de treinamento após 20 minutos de voo e se integram a um cenário tático terrestre seguindo procedimentos da OTAN.
FONTE / FOTO: Marinha Francesa (Marine Nationale)
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Ilmo Srs
Entre os tres vetores,o meu preferido é o Rafale!Espero que o presidente não tenha medo das presssões. O Brasil não pode mais esperar, para construir um Gripe NG como eles querem.Se querem ser pequeno que sejam!
Marco Antonio,
Sem querer ser chato, mas a discussão sobre o Programa F-X2 é lá no Blog do Poder Aéreo – http://www.aereo.jor.br
Esta matéria não trata dos três vetores finalistas para o próximo caça da FAB, mas de dois vetores da Marine Nationale: o Rafale M (versão que não está no F-X2) e o Super Étendard.
Ilmo Amigo
Aceite minhas cinceras desculpas,foi um equivoco.
Abraço
Sempre às ordens, Marco antonio, a observação foi apenas para que as infindáveis discussões sobre o programa F-X2 não mudem a discussão (se é que vai existir, depende dos leitores) sobre o assunto original da matéria.
Saudações!
Caro Nunão, é apenas uma versão do Rafale que serve perfeitamente bem para a necessidade da Marinha do Brasil. Rafale M, feito sobre medida para o A-12.
Abs.
Segundo a Dassault, via Correio Braziliense, é. Vide sexto link de cima para baixo, no final da matéria.
Mas não foi feito sob medida do A12 não. Opera com restrições. Mas a principal restrição mesmo é a do orçamento e das prioridades da MB… A4 / AF1 deverá ser a realidade do A12 por muitos anos.
Acredito que o Brasil (END) e a Marinha do Brasil têm que planejar novo porta-aviões, inclusive para hospedar futuros FX2 ou FX3. Este desatre ocorrido no Haiti demonstrou a diferença e a necessidade de estruturas de deslocamento rápido. Acredito que o SP é apenas para aprender e treinar equipes.
Esses dois citados ai, são da decada de 50 e 60, são aeronaves para museu, o A-12 merecia algo melhor, um Rafale F1 por exemplo.
Abs.
O Rafale M só opera no Opalão em configurção ar-ar, ou seja, a meia-bomba (e mesmo assim acho que precisaria de sky jump). Não é avião para o A-12. Aliás, é o A-12 que não é Porta-Aviões para o Rafale nem para nenhum avião de combate moderno. Nem para o Brasil.
Sds.
Bela foto! O Super Etandard sempre é destaque nas operações aeronavais!
Nosso A-12 é só para treinamento em caso de guerra ele é alvo fácil, desculpem, mas na minha opinião seria jogar dinheiro fora coloca uma aeronave tão poderosa em porta-aviões meia boca como o A-12, porem gosto da idéia de alguns Rafales ou outro que vença o FX-2 para a marinha, mas para ficarem em terra firme. Os A-4M já tão de ótimo tamanho para o A-12, os pilotos serão bem treinados para aí sim com um porta-aviões que atenda as novas necessidades comprar aviões de real capacidade.
sds
Lindíssima foto! Já vai para a minha seção “Papeis de parede”…como eu gostaria de ver uma foto de um Sea Harrier com um Rafaele M…