Nottingham: nothing more
O título é uma brincadeira com o nome e o descomissionamento, em breve, do navio. Mas, certamente, o HMS Nottingham, apesar de não representar “nada mais” na ordem de batalha da Royal Navy (Marinha Real) vai deixar muitas lembranças em quem fez parte de sua história e nos entusiastas que admiram o design clássico dos destróieres de defesa aérea Tipo 42 da Marinha Real.
Desde abril de 2008, após voltar de uma comissão no Atlântico Sul, o HMS Nottingham foi colocado na “reserva” – mantido com um grau menor de prontidão, já estando planejada a sua retirada de serviço – embora pudesse ser colocado em operação em caso de necessidade, dependendo de todo um processo de manutenção e requalificação. Desde aquela data até hoje, uma equipe dedicou-se a mantê-lo nesse estado, em que serviu também como uma plataforma de treinamento.
Alguns eventos, porém, estão selando o destino do navio: no dia 3 de fevereiro, foi realizada uma missa e uma marcha pelo centro de Nottingham (que dá nome ao navio) visando selar a amizade com a cidade (com participação de grande parte da tripulação do navio). E, no próximo dia 11 de fevereiro, será realizada a cerimônia de descomissionamento na Base Naval de Portsmouth, precedendo a retirada oficial do HMS Nottingham da frota britânica, no dia 1º de março.
FONTE / FOTOS: Royal Navy
SAIBA MAIS: