Começa o exercício NOBLE MANTA-10
As forças da OTAN se reúnem no Mediterrâneo para o maior exercício de Guerra Antissubmarina.
Uma Força Tarefa formada por sete submarinos, 18 aeronaves (incluindo os helicópteros embarcados) e oito navios de superfície, vão participar do exercício Noble Manta-10, no período entre os dias 10 e 24 de Fevereiro.
O exercício será realizado a sudeste da Sicília por dez países membros da OTAN, Canadá, França, Alemanha, Grécia, Itália, Noruega, Espanha, Turquia, Reino Unido e os Estados Unidos.
Dos sete submarinos participantes do treinamento, França, Alemanha, Grécia, Itália e Espanha estarão com uma unidade cada e a Turquia participará com duas.
Cada submarino vai ter a oportunidade de ser um caçador, alternando para o papel de presa dos navios de superfície da Standing NATO Maritime Group 2.
O exercício tem a finalidade de manter e melhorar a proficiência em coordenar guerras anti-submarina, anti-superfície e operações de vigilância costeira, com uma força multi-nacional de navios, submarinos e aviões.
Além disso, terá como objetivo proporcionar treinamento operacional do potencial de reação da NATO Response Force (NRF), bem como executar os procedimentos para as operações atuais e futuras de defesa contra o terrorismo.
Aeronaves de patrulha marítima e helicópteros ASW, vão operar a partir de bases aéreas na Sicília e de seus respectivos navios.
Mais de 100 missões aéreas estão previstas e que, em média, irão resultar em um briefing com as tripulações, de três em três horas, dia e noite, durante todo o exercício.
SAIBA MAIS: