França aceita vender BPC ‘Mistral’ à Rússia
A França aceitou vender um porta-helicópteros/navio de assalto anfíbio do tipo BPC Mistral à Russia e estuda a venda de outras três unidades mais deste tipo, informou hoje a agência francesa DGA (Direction Génerále de L’armement).
“Já não se trata somente de um navio, porque a França estuda a solicitação de venda de mais três unidades à Rússia”, declarou o chefe do departamento internacional da DGA, Jacques Lajugie, citado pela France Presse.
Lajugie assinalou que se trata de uma “solicitação técnica” do estado maior russo e que a respectiva solicitação de nível política, não havia sido emitida, ainda. Um alto oficial do estado maior da Marinha de Guerra russa havia comentado no final do ano passado, que a Rússia tencionava comprar junto à França, um porta-helicópteros classe Mistral mais a tecnologia necessária para a contrução na Rússia de mais quatro unidades deste tipo.
O navio de assalto anfíbio Mistral tem um comprimento de 200 metros e pode levar seis helicópteros, quatro lanchas de desembarque de tropas, além de dois “hovercrafts”. Assim mesmo é capaz de comportar mais 450 efetivos militares.
FONTE: RIA Novisti