‘Scorpène’ da Malásia é incapaz de mergulhar
O primeiro submarino da Malásia, um “Scòrpene” entregue em setembro de 2009, desenvolveu problemas que os tornaram impróprio para o mergulho, segundo o Ministro da Defesa da Malásia informou nesta quinta-feira.
O KD Tunku Abdul Rahman teve uma grande recepção no ano passado como o primeiro de dois submarinos encomendados à DCNS da França e à Navantia da Espanha, ao custo total de 3,4 bilhões de ringgit (961 milhões de dólares).
Batizado com o nome do primeiro primeiro-ministro do país, a aquisição foi considerada importante, apesar das alegações da oposição de corrupção no negócio.
“O submarino ainda pode mergulhar, mas quando foram detectados os defeitos, nós fomos alertados de que não se deve mergulhar”, disse o Ministro da Defesa, Ahmad Zahid Hamidi, a repórteres.
“As partes com defeitos estão ainda sob a garantia do fornecedor que está efetuando os reparos”, acrescentou.
O comandante da Marinha, Jaafar Abdul Aziz, disse que o problema surgiu pela primeira vez no sistema de refrigeração do submarino, em dezembro passado. Depois de ser consertado, outro defeito foi identificado em um sistema diferente, no mês passado.
“Esperamos que ele mergulhe novamente depois de 18 de fevereiro, para que possamos realizar os ensaios em águas tropicais”, afirmou Abdul Aziz.
O Comandante da Marinha disse que o segundo submarino, o KD Tun Razak, batizado com o nome do segundo premier do país, deve chegar da França em 31 de maio. Ele estava originalmente programado para ser entregue no final de 2009.
Os dois submarinos têm atraído controvérsia desde que o acordo foi assinado em 2002. A oposição da Malásia alega que 540 milhões de ringgit foram pagos a um colaborador próximo do primeiro-ministro Najib Razak, na intermediação do contrato dos submarinos.
Najib negou que houve qualquer tipo de corrupção no negócio, que foi feito quando ele era ministro da Defesa.
FONTE: AFP
SAIBA MAIS:
O beleza!!!
Pra fechar a dupla so falta o Rafale não voar…
Brincadeira…
Puts! Vamos rezar para que os nossos mergulhem.
Corrupção, fortunas em contratos duvidosos,submarinos que não mergulham,que Deus olhe por nós.
Meeedooo!!!
Torcer para que mergulhem e voltem…..
Senhores
Casos famosos de corrupção no mundo dos negócios de aramas não são raros.
O que espero: “Que nenhum marinheiro morra por incompetência do projeto/construção das naus”
At
Joaca
“Batizado com o nome do primeiro primeiro-ministro do país”
ashudasdhuasdhu
No Brasil….
1º Scorpene: S-24 José Sarney
2º Scorpene: S-25 José Roberto Arruda
3º Scorpene: S-26 Paulo Salin Maluf
4º Scorpene: S-27 Roberto Jéfferson
5º Scorpene: S-28 Celso Pitta
1º SubNuc br: SN-01 Luiz Inacio Lula da Silva
É logico que isso não quer dizer que os nossos subs virão com o mesmo problema, e provavelmente não virão, ja que a DCNS ficará atenta a esse defeito nos proximos submarinos que construir (ou não???), mas que não deixa de ser curiosa a noticia…
Abraços!!!
Alfredo.Araujo , eu acho que a numeração de ordem dos subs ficaria melhor assim:
1º Scorpene: S-171A José Sarney
2º Scorpene: S-171B José Roberto Arruda
3º Scorpene: S-171C Paulo Salin Maluf
4º Scorpene: S-171D Roberto Jéfferson
5º Scorpene: S-171E Celso Pitta
1º SubNuc br: SN-51 Luiz Inacio Lula da Silva
acho que condiz mais com a realidade…rsrsrsrsrsr
Com os Scorpene do Chile, não houve problemas, estão todos operacionais. O Chile foi quem primeiro comprou estes submarinos.
o melhor comentário desse ano e do ano passado que eu vi até agora foi o do Alfredo.Araujo
OEIHAIOAEHOIAEHOIAEHIOAEHAEIOHAEIOHAEIOHAEOEAAEIOHAEIO
essa foi sensacional!
eaoiheaoiaeioae
hahahahaha
Essa dos nomes dos nossos subs foi impagável…é rir pra não chorar…
senhores
Nome dos sbs poderiam ser:
Classe L:
S-40 Louveira
S-41 Lindóia
S-42 Limeira
S-43 Ladário
E o sub nuclear, como serão 3, poderiam ser:
SN-1 Dom Pedro I
SN-2 Dom Pedro II
SN-3 Tamandaré
At
JM
hahahaha
Parabéns pela criatividade ae Alfredo 😀
ps. Nossa MB não merece!
[]’s
gostaria de registrar meu desalento em relação ao blog e aos comentários repetidamente pejorativos que, sem nenhuma dúvida, nada colaboram com a motivação de se acessar esse blog.
O que já foi um dos mais interessantes blogs sobre defesa, recorrentemente cai na armadilha partidária.
Como aqui não tem corrupção,
o submarino não terá nenhum problema.
Caro Alfredo Araujo,
Para não dizer que é partidário, que tal alterar o nome do 5º Scorpene: S-171E Celso Pitta para Eduardo Azeredo?? Ai é pluripartidário rsrsrsrs.
Emerson, menos ..temos que rir das desgraças tb..Se vc não tem estomago para isto, não sei onde vc vive.
Abraços
E o sub quem diria, virou lancha. Espero q não repitam o erro com os nossos.
..hahaha alguem sabe se os nossos , subs. helicop. e caças tem garantia??
sei não, será que o amorim leu o contrato pro molusco??..hahah
Caramba, um problema desta monta, não foi constatado em nenhuma das fases de construção, pior depois de entregue erros surgiram e poderiam ter colocado a tripulação em risco.
Mas acredito na equipe da ForçaS e na equipe do AMRJ, eles não vão dar bobeira, haja visto a competencia na construção e manutençao do IKL.
Srs
Isto não tem fundamento caso contrario o Chile já tinha gritado!….
Pode ser tambem que eles não saibam manusear! Será que o Rafale voa?
A nossa Marinha não é boba, é bastante competente! É cada uma…..
Parece que a bruxa do recall que atinge os principais fabricantes de automóveis pelo mundo afora, voltou sua varinha pros equipamentos militares.
Palma, palma, não priemos cânico!
O dinheiro não foi jogado fora. Basta que sejam instalados um Phalanx na popa e dois lançadores de mísseis antinavios na proa e, voalá!. Tem-se uma corveta.
SERA que e so eu que esta com um sentimento tipo
nos ferramos nessa ?
Alfredo.Araujo em 11 fev, 2010 às 13:55
“Batizado com o nome do primeiro primeiro-ministro do país”
ashudasdhuasdhu
No Brasil….
1º Scorpene: S-24 José Sarney
2º Scorpene: S-25 José Roberto Arruda
3º Scorpene: S-26 Paulo Salin Maluf
4º Scorpene: S-27 Roberto Jéfferson
5º Scorpene: S-28 Celso Pitta
1º SubNuc br: SN-01 Luiz Inacio Lula da Silva
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Marco Antonio,
Sacada ótima, os problemas com os malaios pode ser falta de experiencia na utilização do equipamento e mesmo que esteja havendo um apoio do fabricante (creio que haja), leva tempo para se adaptar. Mas os nossos submarinistas já possuem um longa tradição em operar submarinos, não esquecamos que já utilizamos submersiveis italianos (Classe T), americanos (Classe Guppy), ingleses (Oberon), IKL (alemaes), vamos procurar operar com o máximo de eficiência os “‘Scorpène’.
Alguns dos senhores poderia me informa a denominaçao da classe que os “‘Scorpène’ serão batizados aqui em nossa patria.
Gostarai de ver a MB indagada a respeito. Más realmente: O Chile não tem problemas com nenhum dos seus submarinos e até os elogia…
http://www.naval.com.br/blog/2008/08/15/o-defeito-do-ikl-214/
Só pra lembar do que os IKL são capazes…
Faltou o S-XX Fernando Collor de Melo…
Vamo prestar mais atenção né, o cara merece, pricipalmente no sub nuclear.
Mas brincadeiras a parte, que isso os nossos sub’s num merecem nomes desse jeito, se não aí sim eles vão afundar e num voltar a tona mesmo.
hahahahahahahaha.
como diziam tudo frances e bom e bem acabado tao bem acabado que nao funciona!
Vou bancar o chato: a chamada ficaria mais precisa assim:
‘Scorpène’ da Malásia está incapacitado de mergulhar
Afinal, a questão é “estar”, e não “ser”.
Sds
Oooooooops !!!
(…) incapacitado PARA (…)
Problemas à vista brasil?! :o)
Nenhuma surpresa.
Deu problema no Chile, sim e vai continuar dando “pepino”.
Esse é o problema mais anunciado do mercado.
Um submarino que fracassou no mercado e só conseguiu ser “empurrado” em grandes processos de lobby.
Todo o mundo está cansado de saber disso.
É só esperar … nem precisa discutir …
Hahahaha, os nomes perfeitos e a idéia do Bosco genial!
Maior estilo gambiarra.
Será que quando da entrega dos submarinos à MB, teria como obrigar os responsáveis que “intermediaram” a compra, a atravessar o oceano DENTRO DOS SCORPENES???
Quem sabe se o fator qualidade não passe a ser prioritário!
“1º SubNuc br: SN-51 Luiz Inacio Lula da Silva”
Caracterísitica principal: A hélice não possui uma das pás.
Pessoal, não tem um submarino alemão e outro sueco que são muito bons?
Alguém poderia informar porque não foram comprados?
É questão de comi$$ão?
“‘Scorpène’ da Malásia é incapaz de mergulhar”
““As partes com *defeitos* estão ainda sob a garantia do fornecedor que está efetuando os reparos”, acrescentou”
Colocação mal intencionada….Tenta atingir e denegrir todo o projeto~programa frances atraves de um defeito ocorrido ocasionalmente em um deles…..Não somos perfeitos…Muito menos as maquinas que fazemos…..
Pelo menos ele existe……….Imagina os projetos~programas que ainda estão no papel….Ou pior………….
bosco vc e otimo como nao pensarao nessa ipotesse?
quem sabe as jacas dos sub como corvetas seriam melhores que como sub!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
e melhor rir pra nao chora!
Esse é o blog mais terrorista, envolvente e agitado que ja vi na minha vida………..rsrsrsrs………………Voçes do blog….Voces são muito bons mesmos em provocar~bota fogo~fomentar discussões………. 😉
Wolfpack em 11 fev, 2010 às 17:34
Cor Tau em 11 fev, 2010 às 21:02
Praticamente os primeiros IKLs U-214 tiveram problemas muito maiores que eram de estabilidade. Vide o da grécia e da corèia.
O da grécia nem a alemanha quis. Tentaram empurrar para nossos patrícios e eles cairam fora (ora que são portugueses-rsrsr)
Seria injustiça o blog continuar a so criticar os produtos franceses.
Caros,
Hoje esse blog chegou no ponto mais baixo.
Desejo a todos sorte, e me despeço.
realmente lamentável o fizeram desse espaço.
Nao devemos desrespeitar a nossa Marinha do Brasil, colocando nomes de pessoas expùrias em navios de guerra, vamos respeitar o espirito dos navios!!!
Tenho certeza que os nossos tecnicos vao resolver os problemas que possam aparecer nos submarinos, visto que no IKL 209 houveram varios problemas que foram resolvidos e (sem que o publico ficasse sabendo).
Acredito nos nossos tecnicos da Marinha do Brasil.
Para concluir, Tamandaré seria o nome para um navio LHA ou LHD e nunca um submarino, Dom Pedro primeiro e segundo não seria adequado porque estamos sob o governo de uma republica e não combina…
Problemas! Existem em toda parte, seja no âmbito militar ou em qualquer área, inclusive com Submarinos por serem produtos complexos. Existem recall de veículos, aviões que precisam de manutenção e por ai vai. No caso de SUBS pode acontecer de forma igual. Agora isso não significa que os da MB terão esses ou outros problemas, é possível que não tenha nenhum ou até que tenha demais. O que não dá é pra colocar sempre em prática a mania do brasileiro. SOFRER por OSMOSE. Problemas técnicos, são como a corrupção, a falcatrua, a propina que acontecem em todo lugar, seja aqui,… Read more »
“Praticamente os primeiros IKLs U-214 tiveram problemas muito maiores que eram de estabilidade. Vide o da grécia e da corèia.
O da grécia nem a alemanha quis. Tentaram empurrar para nossos patrícios e eles cairam fora”
Robson Br…Pronto…Meas palavras bastaram…
Caros
Com certeza a MB deve esta acompanhando e sendo informada pelos franceses do ocorrido.
Abs
Não Robson foi explicado diversas vezes porque o Papanikolis foi recusado e mais ainda pore não focaram com ele (alias até pr um oficial da Marinha Portuguesanda isto tudo ta escrito ai no blog Se ossem tão porcarias como falam os coreenses não dobrariam sua encomenda ——————————————————————————– Emersom = tchau o ue vc chamou de Blog ‘du doce’ é um blog naval, feito por quem gosta de naval, portanto sentiremos uma falta de vossa participaçao vc nem imagina … (2 min depois …) uem é Emersom mesmo ?????? Fitipaldi ?, Leão ??? Franco ?????…. MO as comentarista como todos, editor… Read more »
Dunga em 11 fev, 2010 às 22:08
Meu amigo Dunga do jeito como as coisas são nesse pais eu não duvido que o negocio acabe assim………Afinal aqui politico corrupto ou não é heroi..É homenageado..É o centro do universo……..Posa de tudo e faz o escambal….*Tudo nesse pais gira em torno deles*….Por isso…..Eu não duvido mesmo que aconteça….
Não estou preocupado não. Temos que lembrar que os nossos subs serão construidos no Brasil. Um grande problema desses pode ser revisto e analisado pelos engenhiros brazucas.
Vamos lá……..