Jaguar Naval
O Jaguar M, a versão naval do jato de ataque SEPECAT Jaguar, foi testada a bordo do PA Clemenceau em 1970 e 1971, em três campanhas de pousos e decolagens.
Nos testes a aeronave revelou alguns defeitos graves para operar em navio-aeródromo e seriam necessárias muitas modificações para torná-la adequada a operar embarcada com segurança. Em 1973, a Marine Nationale cancelou o programa do Jaguar M.
Alguns dos defeitos relatados do Jaguar M que resultaram em seu cancelamento:
- Era mais pesado que a versão baseada em terra => performance reduzida
- Pouca potência
- Usava mais o afterburner => alcance menor
- Sistema de navegação primitivo
- Necessidade de fazer modificações no navio-aeródromo (catapultas mais longas, sistema de refrigeração à água nos defletores dos jatos e reforço no convoo)
- A aeronave sofreu danos estruturais devido à aceleração da catapulta
- Problemas de corrosão
Para aliviar os problemas foram sugeridas extensivas modificações, incluindo uma nova asa, novos motores e novo sistema de armas, que o transformariam em praticamente um novo avião e um programa de alto risco para apenas 100 aeronaves.