jamaran 1

A televisão estatal iraniana informou que o primeiro destróier iraniano construído localmente foi lançado nesta sexta-feira em uma cerimônia com a presença de líder supremo aiatolá Ali Khamenei.

O primeiro navio do tipo destróier de fabricação nacional  “Jamaran” foi lançado esta manhã, e juntou forças navais do Irã em águas do sul do Golfo Pérsico, informou a televisão estatal IRIB. A televisão não citou o local do lançamento.

O relatório mostrou imagens do navio de guerra e disse que estava equipado com torpedos e radares eletrônicos. O navio tem 94 metros de comprimento e mais de 1.500 toneladas, disse.  Grande parte da frota de equipamentos navais do Irã datam de antes da Revolução Islâmica de 1979 e é feito nos EUA.

O ocidente teme que o Irã esteja buscando armas nucleares. Teerã diz que pretende apenas as instalações nucleares civis.

A agência nuclear da ONU disse no seu último relatório que temiam que o Irã poderia estar trabalhando agora para desenvolver uma carga nuclear de um míssil.

Os Estados Unidos e seus aliados ocidentais dizem que querem uma solução diplomática, mas não descarta uma ação militar contra a república islâmica.

Os Estados Unidos disseram em janeiro,que haviam expandido os sistemas de defesa antimísseis e em torno do Golfo – uma via fundamental para o abastecimento mundial de petróleo – para compensar o que vê como uma ameaça de mísseis em crescimento.

O Irã condenou o movimento e acusou Washington de tentar atiçar o que descreveu como “fobia iraniana”.

jamaran 2

jamaran 3

FONTE: Reuters

NOTA DO EDITOR: É preciso ter paciência para ler o que as agências internacionais escrevem sobre temas militares. A quantidade de besteiras é imensa, principalmente quando se trata de assuntos navais, aí a coisa fica feia mesmo.

O navio em questão é uma corveta Vosper Mk.5, provavelmente recauchutada e não construída do zero. O Irã adora fazer essas coisas, a exemplo do que faz com seus F-5 modificados, dizendo que são fabricados.

O Irã tem três remanescentes da classe “Alvand” (ex-Saam). Uma delas, a Sahand, foi afundada pela US Navy em 18 de abril de 1988, com mísseis Harpoon, na Operação Praying Mantis (foto abaixo) . A Sabalan, foi atingida por uma bomba guiada a laser e não afundou por pouco. Talvez o navio das fotos acima seja a Sabalan, reformada e com nome trocado.

Subscribe
Notify of
guest

23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments