Marinha do Brasil resgata tripulante de pesqueiro a 2.500km da costa do RJ
A Marinha do Brasil informa que na noite do dia 23 de fevereiro, recebeu solicitação do Serviço de Salvamento Marítimo do Uruguai de Evacuação Aero-Medica (EVAM) do Sr. Antonio Sixto, de 50 anos, Comandante do Navio Pesqueiro “PLAYA DE RIL”, de bandeira espanhola, que apresentava complicações de saúde. O Navio encontrava-se a cerca de 2.500 Km da costa brasileira, a sudeste de Cabo Frio – RJ.
Ainda na noite do dia 23, um médico da Marinha contatou por telefone, via satélite, a tripulação do Navio Pesqueiro, buscando obter informações do quadro de saúde do Comandante e prescreveu medicação e procedimentos para os cuidados do paciente, até sua remoção. O Navio Pesqueiro foi orientado a dirigir-se para o Rio de Janeiro e, ao mesmo tempo, a Fragata “Liberal” (F43), da Marinha do Brasil, foi ao encontro do Pesqueiro. Na manhã do dia 25, um helicóptero da Fragata removeu o paciente e o transportou para o navio, onde está sendo acompanhado pelo médico de bordo.
O paciente chegará ao Rio de Janeiro pela manhã do dia 26 de fevereiro, ocasião em que será entregue aos cuidados da empresa responsável pela embarcação.