Navio de cruzeiro atinge o cais e três pessoas morrem
Uma das vítimas fatais era brasileira
Um tripulante brasileiro estaria entre as três vítimas fatais de um acidente envolvendo um navio de cruzeiro de luxo no balneário egípcio de Sharm El-Sheikh, no Mar Vermelho, nesta sexta-feira.
O navio Costa Europa, da empresa Costa Crociera, transportava cerca de 1,5 mil passageiros quando bateu contra o cais na hora de atracar no balneário egípcio, deixando três tripulantes mortos.
Segundo a polícia e funcionários de resgate, que falaram sob condição de anonimato, as vítimas são do Brasil, Honduras e Índia, mas a empresa não confirmou as nacionalidades.
A Costa Crociera, empresa proprietária do navio, afirmou que a embarcação ficou danificada no lado direito após atingir o cais. “Nós confirmamos a morte de três membros da tripulação”, disse a companhia em um comunicado. “O navio seguirá atracado no porto”, completa a nota.
Testemunhas disseram que ventos fortes atingiram a região na hora da chegada ao porto, o que teria causado o acidente.
O navio Costa Europa fazia um cruzeiro de 18 dias partindo de Dubai e com destino a Savona, na Itália.
FONTE/FOTO: Último Segundo/AP
Estranha a explicação… ventos fortes…
Embora os ventos fortes possam ocasionar a colisão de um navio com o cais ou mesmo arrebentar suas amarras, cabe a pergunta: os asipods + os propulsores de manobra não evitariam ou minimizariam esse tipo de ocorrência?
Será que não ocorreu alguma falha técnica ou humana que jogou o navio no pier?
Além disso, se esse adernamento para bombordo (lado oposto ao dano) for proposital, pode significar que os danos foram muito extensos, já que necessitam ficar acima da linha d’água.
Com a palavra, os experten aqui do blog.
Sds
Não é possível que um navio desse tamanho bata por causa de ventos fortes………
Tudo bem, como qualquer um que já tenha embarcado, eu sei que atrapalha e muito a condução do navio, mas um bom capitão jamais permitiria um acidente como esse…
LAMENTÁVEL!!!
ps: devia estar dormindo, assim como o capitão do titanic….. hehe
Perfeito Bernardo seu comentario
sabes tuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuudo de navio, em associação com area vélica, mare, manobras +praticagem e maquinas
continue assim, ahhh, entraste quando para a “sapiencia navalis” ?
lamentavel eh ver este tipo de comentario em uma lsta naval ………….
MO
PC o Europa não é azipod, é de propulsão convencional Engine Details Summary Propulsion Screw Service Speed Consumption OIL ENGINE(S), GEARED DRIVE TWIN-SCREW 19.00 0 Detail Builder Type Position Make Model BHP KW RPM MAN B&W Diesel A/S – Kobenhavn Oil Engine PORT B&W 10L55GB 16,177 11,898 MAN B&W Diesel A/S – Kobenhavn Oil Engine STARBOARD B&W 10L55GB 16,177 11,898 Propellers Position Type PORT AFT PROPELLER : CONTROLLABLE PITCH STARBOARD AFT PROPELLER : CONTROLLABLE PITCH Thrusters Position Type FORWARD Thwart. CP thruster ou seja ele tbm não possuia stern trhuster e o Thruster não segura ventos fortes Quanto a adernação… Read more »
Vai ver tava dormindo e ai deu no que deu uma desgraça esse acidente, so deus pra salvar o homem de suas falhas catastroficas e as vezes falta de atençãooooooooooooooooooooo
Este navio aí é do mesmo porte do GRAND MISTRAL, que durante o verão faz a costa Brasileira? Viajei num desses agora em janeiro… é tenso vocêler tais notícias.
ABRAÇOS.
MO sinistrão,
Depois de uma hora pesquisando, eu tb colocaria um monte de nomes de equipamentos aqui pra “provar” meu conhecimento… ou ctrl+c, ctrl+v….. mas fds…. não vou te zuar ou menosprezar como o colega quis fz…
Continuo achando que no mediterrâneo, um navio desse tamanho não bateria no cais sem erro humano!!!
Sei da força dos ventos, mas o oeste mediterrâneo é muito pior!!
E na boa, olha o porte do navio… Quero ver as medições dos ventos pra ver se dá lógica isso…
Lembrando que ainda é inverno por lá…..
no verão as baixas pressões e altas temperaturas atraem ventos muito piores vindos do saara e da europa continental
Cara gostei do sinistrão, legal mesmo !!!!!
Agora sim, vc escreveu com propriedade
o mediterraneo não eh tão calmo como se pensa
outra coisa ainda bem que por trabalhar com navios, risos, nao preciso do copy and paste 🙂 para certas coisas
quanto a medição dos ventos no momento foi sem duvida uma excelente observação, bem contraria ao previo comentário, mas vc deveria considerar o controle do prático no mometo da atracação
agora algo mais preciso so apos a inspeção do PSC (Port State Control) local
aguardemos mais subsidios
Abs
MO
Bernardo, tenho que concordar com o MO, o Costa Europa não possui Azipods nem motores de proa, é um navio antigo de 1986. Agora, o adernação pode ter sido causada pelo buraco no casco, parece que a colisão abriu um buraco de 2 metros no casco, e parece que entrou muita água por lá; isto pode ter causado tal fato.
Só para lembrar, o Costa Concordia sofreu um acidente parecido em 2006, mas foi menos grave, que eu me lembre não houveram mortes, só aquele rombo na proa…
Ola Daniel apenas uma pequena correção o Europa possue sim bow thruster, mas em caso de vento forte o thruster não impediria uma eventual colisão contra o cais. Falta informações, o grande problema é que a noticia nos chegou por meios leigos, falta detalhes, tipo o navio estava com rebocadores ? alguem teve falha na propulsão ou no leme ? qual e como era a maré, qual a veloc do vento ? o que o pratico disse a respeito ? haviam defensas com capacidade suficiente para um navio do porte do Europa ? o pier era um “safety Berth” para… Read more »
Só pra deixar claro meu primeiro comentário, relendo-o eu vi que o deixei aberto para equivocadas interpretações….
Pode sim ser possível qualquer navio bater por fortes ventos… Eu só não acredito ser este o real motivo DESTE acidente, pois não creio estarem tão fortes assim os ventos no leste mediterrâneo esta época do ano!!
Apenas isso….. Algum erro grave pode ter ocorrido, mas realmente, é preciso sair as devidas perícias tecnicas!!
Ola pessoal ,,estive lendo todos os comentarios e existem bastante equivocos dos dois lados ,,,mas a respeito do navio estar “tombado” para o lado oposto ,isso foi uma decisao do comandante (bastante experiente) Giancarlo Cha , que abriu as comportas dos reservatorios de agua jogando todo o peso para o lado oposto e logicamente elevando o lado onde foi aberto o burraco assim evitando que entrasse mais agua.agora vamos aguardar a pericia para ver o que aconteceu realmente. mas levando em consideracao que a lateral de um navio e’ um paredao de aprox. 2000 metros quadrados , nao ha truster… Read more »
Realmente Lara,
Sendo que o capitão tenha feito isso, foi uma brilhante idéia mesmo, infelismente não tenho maiores conhecimentos sobre o desenho do navio e seus interiores para apreciar melhor outras possibilidades!!!
Confesso que andei pesquisando lá em casa, mas não encontrei grandes coisas….
E me parece que a cobertura do caso já esfriou, espero achar melhores notícias em breve!
DDe fonte especializada – Lloyds MIU maritime inteligence unity Red Sea, 26 Feb 2010 Overview of Casualty Incident Location: Vessels Involved: Costa Europa Precis:Crashed into a pier at Sharm el Sheikh 26 Feb 2010 due to strong winds. Three crew killed and four tourists injured. Leak in hull. In port 01 Mar, awaiting repairs.Related Links:VesselView Casualty Details:Reasons:Contact (eg. Harbour wall) Origin:n/a Destination:n/a IMO:8407735Flag at Time:ItalyClass at Time:Registro Italiano Navale (RINA)Registered Owner At Time:Costa Crociere S.p.A. Beneficial Owner At Time:Carnival Corp. Loss:n/aCargo:n/aDeaths:3People Missing:n/aInjuries:4Pollution:n/aIn Port:Sharm el Sheikh (EGY) Location:27°51’0” N by 34°17’0” ECasualty Reports: •26 February 2010, 10:21 Costa Europa (Italy) Genoa,… Read more »
Ola Ivan
ja peguei mar jogando a beça na costa do Uruguai, mas não tive a curiosidade de ver o angulo dos balanços
afora isto ja rebolei muito na barra de santos atendendo navios tendo que quase me amarrar na borda da lancha, mas ai sem condiçoes de verificar quanto, mas a força centrifuga, puxatifica and escorregativica pro mar era punk mesmo, tipo de vomitar trash metal (os inexperientes ou de estomago fraco) .. não o meu caso …hehehehehehe
Abs
MO
Er … Lara
vc quiz dizer transferiu o lastro and oleo para os tanques de BW e FO de BB
Risos, compartimento eh feio … rsssss
Bem em verdade dependendo da extenção das avarias não necessariamente isto seria opção, considerando (mais uma vez dependendo de onde) compartimentos estanques
Abs
MO
Novos reports sobre o incidente Casualty Reports: •02 March 2010, 05:45 Costa Europa (Italy) London, Mar 2 — Red Sea Ports Authority says it will expect payment from the owners of passenger (cruise) Costa Europa for repairs necessary to a pier after a collision at the port of Sharm al Shaikh on Saturday (Feb 27). The Costa Europa was entering port in poor weather and collided with a pier at Sharm al Shaikh. Three crew members, an Indian, a Brazilian and a Honduran died when they were submerged by incoming water in the lower front of the ship. Four passengers… Read more »
Olá Marcelo Ostra Não tinha visto teu comentário para mim… Vi o Costa Europa no cruzeiro que fiz á Escandinavia e Russia. Estava no Celebrity Constellation. o CE Parecia muito pequeno. Agora, chocar-se com o cais é impressionante. Vi que o navio é muito mais antigo que os da classe Millenium…talvez isso explique, falta tecnologia. E quanto ao navio que teve 2 mortes por uma onda de 8 mts no Mediterraneo(que geralmente é um lago, muito calmo)? Incrível. Sem contar as gastroenterites que infectam centenas de passageiros todos os anos aqui no Brasil(MSC, Costa, e até a Royal Caribbean, que… Read more »
risos
em verdade Doc, a Celebrity é o Braço para operações mais sofisticadas da RCCL, assim como a Azamara cruises tbm tem o nivel elevado e a Pulmamm Tur é a parte 25 de março, 1,99, casa bahia em 17 x sem juros da RCCL
advinha aonde a pulmann tur esta operando …..
MO
Mas lembrar o Chefe, o dono é a RCCL !!!!!
Marcelo rssssssss É verdade, parece que o 1,99 em 17 x sem juros opera por aqui. Deu no jornal que até concurso de Drag Queen fizeram! Sério! Imagina que eu levo meu pai de 74 anos…se ele vê esse concurso ele enfarta, rssss Mas o chefão mesmo é a RCCL! Certissimo! Não andei nos da classe Equinox (330 mts se não me engano), por que só fazem o Caribe… Deixe-me fazer uma pergunta sobre navegação, a sério. Na Antartica, á noite ele ligava luzes na proa(holofotes marca Seematz) que iluminavam até as nuvens baixas. Nunca tinha visto isso! Eu achava… Read more »