Poder Naval Online esteve lá e traz reportagem exclusiva em primeira mão

Carl Vinson no Rio 0

Carl Vinson no Rio 1

Depois de prestar ajuda ao Haiti por 16 dias, o USS Carl Vinson chegou ao Rio de Janeiro na sexta-feira de manhã, dando prosseguimento à comissão Southern Seas 2010, que faz parte de sua mudança para San Diego. Como o navio não pode passar pelo Canal do Panamá, ele faz a volta pela América do Sul, faz exercícios com outras Marinhas e desta vez, ainda ajuda a promover o Super Hornet.

Hoje pela manhã estivemos no Pier Mauá para a entrevista coletiva do comandante do Carrier Strike Group 1, contra-almirante Ted N. Branch, que desembarcou do navio-aeródromo USS Carl Vinson por volta das 10h00.

Branch muito simpático e com um característico sotaque de Mississipi, disse que é a sua primeira visita ao Rio de Janeiro. A grande imprensa, mais interessada no caça Super Hornet, já que o mesmo é um dos finalistas do Programa F-X2 da FAB, fez perguntas sobre o avião, que foi elogiado pelo comandante.

Carl Vinson no Rio 2 Carl Vinson no Rio 3 Carl Vinson no Rio 4

A visita ao navio

Depois do almoço, às 14h30, pegamos uma barca que nos levou até o USS Carl Vinson. Não é a primeira vez que vamos a bordo de um navio-aeródromo americano, mas é impossível não se impressionar com o tamanho da belonave e sua complexidade de organização.

Carl Vinson no Rio 5

A entrada no navio foi feita pela popa e de lá, caminhamos direto para o hangar, onde filas enormes de tripulantes aguardavam sua vez para desembarcar em conhecer a cidade.

Carl Vinson no Rio 6 Carl Vinson no Rio 7 Carl Vinson no Rio 8

No hangar, quase vazio, já que o navio está em trânsito e com pequena dotação apenas para treinamento, aguardamos nossa subida para o convoo.

Carl Vinson no Rio 10 Carl Vinson no Rio 12 Carl Vinson no Rio 11

No nosso caminho para o convoo, nosso grupo seguiu pelas escadas e corredores do navio e acabamos nos perdendo por instantes, mesmo com um guia. Um dos tripulantes disse que isso é comum acontecer e rapidamente fomos ajudados a encontrar o caminho.

Ao chegarmos no convoo saindo pela “ilha”, a visão foi paradisíaca para os amantes da aviação naval: um alinhamento de C-2 e E-2.

Carl Vinson no Rio 13

Olhando para a popa, pudemos ver os vários F/A-18E/F Super Hornet e passear por eles, tocar nos aviões, fotografando todos os detalhes desejados. Durante todo o tempo fomos acompanhados por oficiais da US Navy que explicaram as operações no convoo e um piloto de Super Hornet detalhou as operações de pouso e decolagem da aeronave, sempre com tradução simultânea para os menos versados no inglês.

Carl Vinson no Rio 17

Fizemos mais de 500 fotos das aeronaves e do navio, de muitos detalhes e abaixo selecionamos algumas, para que nossos amigos leitores possam ter uma sensação da visita ao Carl Vinson.

O Super Hornet de perto parece menor do que nas fotos, e suas robustez fica evidente em vários pontos, como no trem de pouso. Observamos que vários jatos estavam levando o casulo de reabastecimento em voo “buddy-buddy”.

Um detalhe interessante é que ao andarmos por cima do trilho da catapulta, ainda era possível sentir o calor dela, mesmo depois de muitas horas sem operar.

Carl Vinson no Rio 14 Carl Vinson no Rio 15

Carl Vinson no Rio 16

Carl Vinson no Rio 18 Carl Vinson no Rio 19 Carl Vinson no Rio 20

Carl Vinson no Rio 23

Carl Vinson no Rio 22 Carl Vinson no Rio 25 Carl Vinson no Rio 26

Carl Vinson no Rio 27 Carl Vinson no Rio 28 Carl Vinson no Rio 29

Carl Vinson no Rio 30 Carl Vinson no Rio 31 Carl Vinson no Rio 32

Carl Vinson no Rio 33 Carl Vinson no Rio 34

Carl Vinson no Rio 35

Depois do passeio pelo convoo, fomos até o passadiço do Vinson, onde pudemos fazer algumas fotos lá do alto, como a que ilustra o início desta matéria. Finalmente, voltamos ao convoo e descemos até o hangar pelo elevador de aeronaves que fica logo atrás da ilha.

Agradecimento

Carl Vinson no Rio 36

Alexandre Galante, editor do Poder Naval Online, agradece à Heidi R. Arola, adida de Imprensa e Cultura e ao Guilherme Monsanto, Assistente de Informação, do Consulado Geral dos EUA, pela atenção e excelente organização da visita ao USS Carl Vinson.

LEIA TAMBÉM

Subscribe
Notify of
guest

87 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments