Programa de Submarino com Propulsão Nuclear é tema de palestra em Rio Grande

2

No dia 2 de março, às 10h, no auditório do Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar), o coordenador do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Prosub), almirante-de-esquadra José Alberto Accioly Fragelli, fará palestra sobre este Programa. A palestra é dirigida aos militares, autoridades e pessoas da comunidade interessadas no assunto. Fragelli deve chegar a Rio Grande no próximo domingo, 28, e será recebido pelo Comando do 5º Distrito Naval.

O almirante-de-esquadra Fragelli foi comandante do 5º DN entre 1996 e 1998, com sede em Rio Grande. Já na Reserva, foi escolhido pelo Alto Comando da Força para gerenciar o principal projeto da Marinha do Brasil e assumiu a Coordenadoria-Geral do Programa de Desenvolvimento de Submarino com Propulsão Nuclear (Cogesn) em setembro de 2008.

Conforme o Comando do 5º DN, o Programa Nuclear da Marinha vem sendo desenvolvido desde os anos 70, mas esta é a fase de melhores resultados e da formação de acordos e parcerias com países que já dominam a tecnologia nuclear. O evento em Rio Grande integra um ciclo de palestras que serão realizadas em todos os Distritos Navais com o intuito de esclarecer a comunidade sobre a importância do bom preparo da Marinha do Brasil para proteger as fronteiras marítimas brasileiras e garantir a preservação das riquezas do Brasil no mar e a soberania da Pátria.

“A grandeza do nosso litoral, onde recentemente foram descobertas reservas de petróleo que poderiam ser consideradas inimagináveis há alguns anos, demanda uma postura responsável e zelosa, para que as riquezas que a ‘Amazônia Azul’ encerra em suas profundezas sejam exploradas em prol do povo brasileiro nesta e em futuras gerações”, destaca a Marinha.

A instituição observa que, desta forma, o submarino com propulsão nuclear na Esquadra Brasileira significa a assunção de um sério compromisso com a sociedade, “que anseia por uma Marinha com real poder dissuasório e que nela deposita a confiança de ver resguardadas as riquezas naturais imprescindíveis ao desenvolvimento econômico e social do País.

A Cogesn tem como atribuições gerenciar os projetos e as construções do estaleiro dedicado aos submarinos e da base de submarinos e o projeto de construção de Submarino com Propulsão Nuclear, entre outras.

FONTE: Jornal Agora

Subscribe
Notify of
guest

2 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments