Rússia desmancha o submarino mais veloz do mundo
O estaleiro russo Severodvinsk Zvezdochka desmontou o famoso submarino Projeto 661, classe “Papa” K-222 Anchar (ex-K-162), apelidado de “Peixe Dourado”. O submarino era o primeiro e único da classe e foi desmanchado por ordem do governo. Não se sabe ainda se o trabalho foi realizado antes do Banco Europeu de Reconstrução e Desenvolvimento (EBRD) encontrar um consultor internacional para a descarga do combustível nuclear.
O Centro Federal de Segurança Nuclear e de Radiação ordenou o desmanche, segundo o EBRD. O fundo ambiental Dimensão Setentrional financiou o descarregamento do combustível nuclear do único submarino russo construído em titânio e a eliminação da oficina flutuante Lepse em Murmansk.
O submarino Projeto 661 “Papa” foi o predecessor dos submarinos de ataque da classe “Alfa”. Ele foi projetado para atacar os navios-aeródromo americanos com mísseis de cruzeiro. O “Papa” podia levar 10 mísseis SS-N-9 em tubos à vante da “vela”, entre o casco interno e o externo.
A US Navy foi surpreendida em 1970 com o desenvolvimento dos submarinos de ataque da classe “Alfa”, que podiam alcançar a velocidade de 45 nós submersos, escapando assim de qualquer torpedo antissubmarino ocidental por mais de 10 anos. Sua profuncidade de operação superava os 2.500 pés, ou mais de 800m.
A classe “Alfa” possuía uma planta de propulsão nuclear de alta potência, com reator de metal líquido, reduzindo grandemente o volume e o peso. O casco do submarino empregava titânio em sua construção, reduzindo o peso e aumentando grandemente a profundidade de operação.
A classe “Papa” incorporava tecnologias similares ao “Alfa” no projeto, com a adição de mísseis de cruzeiro. O K-162 foi o mais rápido submarino nuclear do mundo, alcançando em testes 44,7 nós (82,8Km/h). Nessa ocasião, a vela do submarino sofreu danos.
A classe “Alfa” não entrou em produção até o final da década de 1970, com apenas 6 unidades construídas, enquanto o “Papa” nunca foi empregado operacionalmente. Em vez disso, os soviéticos focaram na produção de submarinos mais tradicionais.
A construção do K-222 começou em Severodvinsk em 28 de dezembro de 1963 e o submarino foi comissionado em 31 de dezembro de 1969.
O recorde de velocidade de 44,7 nós foi batido em 1971 e permanece até hoje.