HMS Trafalgar: vestindo o pijama em Devonport, após 26 anos de serviço
No dia 10 de outubro, o submarino nuclear de ataque HMS Trafalgar, com 27 anos de idade e 26 de serviço, navegou para sua “casa” na Base Naval de Devonport (Plymouth), pela última vez.
O submarino, líder de sua classe, é também o primeiro da mesma a ser descomissionado da Royal Navy (Marinha Real). A foto acima mostra claramente a embarcação ostentando uma flâmula de descomissionamento de 37 metros de comprimento.
Nos últimos cinco meses, o submarino esteve bastante ativo a leste de Suez, em operações com força tarefa nucleada em NAe e, segundo seu capitão, apesar de estar sendo descomissionado, ainda é uma embarcação eficiente, conforme vem comprovando nos últimos anos, e emprega hardwares e softwares no estado da arte em seus sistemas. O HMS Trafalgar foi o primeiro submarino nuclear britânico a realizar dois feitos para a Marinha Real: disparar um míssil Tomahawk e circunavegar o globo.
O descomissionamento deverá ser realizado em cerimônia no próximo dia 4 de dezembro. O HMS Trafalgar foi lançado em 1º de julho de 1981 pelo estaleiro Vickers, sendo comissionado em Barrow-in-Furness tendo como madrinha Lady Fieldhouse (que participará da cerimônia de descomissionamento) em 27 de maio de 1983. Parte de tripulação deverá ser realocada para outros submarinos da classe e também para novas unidades, incluindo o futuro HMS Ambush.
FONTE / FOTOS: Royal Navy
SAIBA MAIS:
- HMS Trafalgar : Relatório confirma “erro humano”
- Tomahawk Block IV estréia na RN
- Royal Navy enfrenta o pior vazamento nuclear desde a década de 1980
- Royal Navy testa novas tecnologias anti-submarino no Exercício Blue Toreador
- Mais uma ‘perifoto’
- HMS Astute prepara-se para provas de mar
- Batida a quilha do HMS Audacious, quarto submarino nuclear classe “Astute”
- Windows XP no controle dos submarinos nucleares da Royal Navy
- Aprendendo com os erros dos outros: submarino nuclear britânico classe Astute