Sonar com hardware e software comerciais nos submarinos nucleares americanos
A Marinha dos EUA completou o Programa A-RCI (Acoustic Rapid COTS Insertion), que atualizou os sistemas de sonar nos seus submarinos nucleares de ataque e está adquirindo os sonares rebocados TB-29A para equipá-los.
Dez sonares rebocados foram adquiridos por US$ 3 milhões cada e esta versão é 4 vezes mais capaz que a anterior. Ela terá um desempenho muito melhor em águas rasas, no combate aos modernos submarinos convencionais diesel-elétricos.
O TB-29A utiliza hardware e software COTS (Commercial off-The-Shelf), substituindo os antigos mini-computadores com software e hardware proprietário, por uma rede de computação distribuída baseada em PCs comerciais.
O Programa A-RCI envolveu a instalação de computadores mais rápidos e mais memória, para suportar o grande volume de processamento na detecção e identificação de contatos submarinos. Os sonares rebocados coletam muito mais informações ainda e precisam de CPUs “multi-core” e gigabytes de RAM para processar as informações.
O TB-29A é a variante COTS do TB-29, o sonar rebocado do estado-da-arte desenvolvido para operar em conjunto com o sistema AN/BQQ-5(E) e sistemas de combate AN/BSY-1 e BSY-2.
SAIBA MAIS: