Operação Marlim Azul/ADEREX-I/10, entre Santos e Vitória
A Esquadra Brasileira realizará a Operação Marlim Azul/ADEREX-I/10, entre os dias 15 de março e 2 de abril, na área marítima compreendida entre Santos-SP e Vitória-ES, com visita aos portos de Santos e Vitória.
Nessa área marítima estão localizadas significativas reservas de petróleo e gás, além de importantes portos, que constituem o maior complexo portuário da América Latina.
A Força Naval será comandada pelo Contra-Almirante Ilques Barbosa Junior, Comandante da 2a Divisão da Esquadra (ComDiv-2).
Os seguintes meios participarão da operação: Fragatas “Niterói” (F40), “Defensora” (F41), “Constituição” (F42) e “Bosísio” (F48), Corvetas “Jaceguai” (V31) e “Frontin” (V33), Navio-Tanque “Almirante Gastão Motta” (G23), Submarinos da Classe “Tupi”, Navio-Patrulha da Classe “Grajaú”, Rebocador de Alto-Mar “Almirante Guilhobel” (R25), Aviso de Apoio Costeiro “Almirante Hess”, aeronaves AF-1 “Skyhawk”, helicópteros AH-11A “Super Lynx”, UH-12 “Esquilo” e SH-3A/B “Sea King”; além de lanchas do Grupamento de Mergulhadores de Combate, e das Capitanias dos Portos do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo.
A Força Aérea Brasileira tem previsão de participar da operação empregando aeronaves P-95, F-5 e A-1.
Durante a operação, serão realizados exercícios e fainas marinheiras relacionados com o incremento e a manutenção do grau de aprestamento de parcela dos meios da Esquadra, que aperfeiçoam o preparo e o emprego do Poder Naval.
Serão realizados os seguintes exercícios durante a Comissão:
- Navegação em águas restritas sob ameaça assimétrica;
- Navegação em canal varrido;
- Apoio de Fogo Naval;
- Tiro de Superfície sobre Alvo Rebocado;
- Tiro em proveito das aeronaves da MB e da FAB sobre alvo rebocado;
- Tiro de superfície (canhão de 40 mm) sobre alvo rebocado;
- Tiro Anti-Aéreo contra balão;
- Tiro Anti-Aéreo (canhão de 40 mm) noturno sobre granada iluminativa;
- Exercício de lançamento de armas Anti-Submarino (A/S);
- Trânsito sob ameaça de superfície;
- Trânsito sob ameaça aérea;
- Transferência de óleo no mar (diurna e noturna);
- Transferência de carga leve (diurna e noturna);
- Manobras Táticas (diurna e noturna);
- Exercícios de comunicações radioelétricas e visuais;
- Exercícios de sabotagem; e
- Exercícios em proveito da Força Aeronaval:
- Qualificação e Requalificação para Pouso a Bordo;
- “Helicopter In-Flight Refueling”;
- Vôo librado utilizando guincho; e
- Faina de recebimento vertical de carga.
Durante a estadia nos portos de Santos-SP e Vitória-ES, serão realizadas Ações Cívico-Sociais (ACISO), com a doação de roupas e de sangue.
Nessas cidades, todos os navios da operação estarão abertos para visitação pública, com a exposição de aeronaves e de equipamentos utilizados nas operações aéreas, em combate a incêndio e no controle de avarias. Os visitantes terão oportunidade também, de participar do Cerimonial à Bandeira Nacional, realizado ao pôr-do-sol.