Guarnição do N.R.P. ‘João Coutinho’ festeja os quarenta anos do navio
A guarnição da corveta “João Coutinho” festejou hoje, atracada em Ponta Delgada, o 40º aniversário do navio. A data de entrega do navio à marinha portuguesa foi 7 de Março, mas devido aos constragimentos operacionais, só hoje lhes foi possível organizar a festa. Apesar de todos terem cantado os ´”Parabéns a você” não se desejaram “muitos anos de vida”, porque o verdadeiro desejo é que os novos navios cheguem depressa e aliviem a “velhinha” CORTINHO dos esforçados trabalhos que continua realizando ao serviço de Portugal.
Sendo um navio do século XX, portanto podendo considerar-se recente, a corveta “João Coutinho” é um dos navios mais simbólicos da odisseia marítima dos portugueses. Desenhada por um português, o engenheiro construtor naval Rogério de Oliveira, hoje contra-almirante na reforma, a corveta simbolizou a modernização naval na década de 70 e constituiu uma referência no desenho de navio de guerra até às 2000 tons que foi seguido por muitas outras marinhas. São exemplo disso as corvetas classe “Descubierta”, “D’Estiénne d’Orves” e “Comandante Espora”.
Considerada pelos marinheiros que nela navegaram e por aqueles que ainda hoje nela navegam como um excelente navio, o desenho “João Coutinho” honra as centenárias tradições navais portuguesas.
Parabéns também por isso, CORTINHO!
Foto do armamento da corveta em 1970: copyright Blog Barcoavista