Armamento dos fuzileiros doado às polícias de Rondônia
Numa solenidade simbólica na manhã desta quinta-feira (18), na Base Aérea de Porto Velho, o governador Ivo Cassol recebeu das mãos do vice-almirante José Geraldo Fernandes Nunes, comandante do 9º Distrito Naval, sediado em Manaus, armamentos para uso das polícias militares e civil do estado de Rondônia.
Os fuzis de calibre .762 eram usados pelos fuzileiros navais e foram doados pela Marinha ao Governo do Estado em virtude da substituição dos armamentos daquela Força por outros mais leves, de calibre .556, mais apropriados para o uso na selva e transporte de tropas armadas.
Todos os armamentos foram inspecionados antes da entrega e, por serem de grosso calibre e pesados serão empregados principalmente na guarda de presídios, batalhões de fronteira e combate ao tráfico de drogas. Tanto a Polícia Militar quanto a Polícia Civil serão beneficiadas com as armas, tidas como das mais letais em uso nas forças armadas.
O almirante Fernandes explicou que a Marinha dispunha de uma grande quantidade de armas deste calibre que estão sendo substituídas por novos modelos, mais leves e de fácil transporte, e que os estados que solicitaram foram atendidos com a doação. “A Marinha do Brasil é parceira do Governo do Estado de Rondônia e com certeza estes armamentos serão bem empregados no combate à criminalidade no estado, por isso a doação”, disse.
Segundo o sub-comandante da Polícia Militar, coronel Maciel, parte das armas serão enviadas para a IMBEL em Itajubá – M.G., fabricante dos fuzis, para que sejam transformados em modelos portáteis, com a coronha dobrável, facilitando o uso de tropas de deslocamento rápido, como a C.O.E., que utilizará o equipamento. Soldados daquela corporação, inclusive, acompanharam e aprovaram o uso do armamento, considerado um dos melhores do mundo.
Acompanharam a solenidade o secretário de Segurança, Evilásio Sena, o sub-chefe da Polícia Civil, delegado Deraldo, e o delegado fluvial de Porto Velho, capitão de corveta Luberiaga.
A Base Aérea de Porto Velho, através de seu comandante, coronel aviador Jason Sakai, mais uma vez se prontificou a ceder seu espaço, infra-estrutura e segurança para a entrega do armamento ao Governo do Estado.
FONTE: Rondônia Dinâmica