Equipamentos que facilitam a vida do PN Online – ‘AIS’
Posição exata do “URSO” (PWCO), em Santos/SP, hoje, dia 19 de março às 1438h, quando de passagem em frente ao canal 7, tendo a Compesca pelo través de BE, sob monitoramento do AIS – Automatic Identification Systen.
O AIS é um dos equipamentos que nos ajuda muito acompanhar a movimentação dos navios, as vezes sendo plotados desde Itaguaí ao norte ou Itajaí ao sul, dependendo das condições meteorológicas, ferramenta indispensável para o PN-Santos
Colaboração; “MO” Lopes e J “Jacahead” Silva – NAW (A(n)EW) 1/69 “De Olheitors“.
Tela AIS: J. “Jacahead” Silva
Muito legal Zé! Obrigado por compartilhar conosco.
Também pode se acompanhar pelo site Marine Traffic que é um projeto de umas univesidades gregas, eles até ensinam a fazer uma estação receptora dos sinais AIS.
http://www.marinetraffic.com
Muito interessante! Como sou leigo em nevegação, mesmo que passando mais de 3 meses no mar, da Russia a Antartica, da passagem de Drake a San Diego, entendi que esse é um mapa que mostra posição do navio e sua relação com diversos pontos em terra. Seria isso? Aproveito o grande conhecimento do M. O. e dos amigos do blog para perguntas: a) há alguns anos visitei a ponte do Infinity Constellation(92000t, 292 m). Mostraram alguns instrumentos que me impressionaram. Na tela é possível ver todo o tráfego em torno do navio, a distância, sentido, velocidade, etc. dos outros navios,… Read more »
Pra matar a saudade dos milleniuns “Kalispera !” Que beleza eim Doc … qdo o C Infinity escalar aqui denovo vou almoçar a bordo, por sua conta …, pode avisar ao Chief Purser, rsssss (ja o fiz no Mercury ….., mas ai eu era o agente dele 🙂 Esses equipamentos que vc viu no passadiço dos classe Millenium, não são nada mais que o AIS e o Ecobatimetro e um terceiro equipamente que deu branco agora Os passadiços dos mercantes modernos dão inveja a qualquer passadiço de navios de guerra pelo equipamento de navegação, hoje em dia, os modernos, diria… Read more »
MO
O “terceiro equipamento” pode ser um radar ARPA (Automatic Radar Plotting Aid) é um radar que faz a previsão do rumo das embarcações detectadas.
Ele aparece nestas fotos do PSV CBO Isabella.
http://picasaweb.google.com/alfeumorais/PSV#
Ola Tarkus
F oi o que eu imaginei, o ARPA, mas como não conheço o passadiço dos Milleniuns preferi não especificar
Pela descrição eh um ARPA, mas dado ao exposto acima preferi não arriscar, pois não tinha certeza.
Excelente as fotos do CBO Isabella, ilustra justamente o que falei e o que são os digital bridge, depois posso usar as fotos para o CBO Isabella no NMB ?
Obrigado !
MO
MO
Pode usar as fotos.
Abrços
E o CBO Ana Luisa está começando a tomar forma. Vejo dia a dia sua construção.
Uma pena eu nunca ter ido on board. Quem sabe um dia? 🙂
Marcelo e amigos Obrigado pelas ótimas respostas. É interessante saber que aquele equipamento que vi no Constellation é padrão IMO. E que não se fala “ponte” e sim “passadiço” em Portugues. Legal! O passadiço do Constellation é bem impressionante, e os oficiais foram muito legais em mostrar os equipamentos em funcionamento. Estavamos no Báltico e lá tem trafego intenso. Curioso é que me recordo da velocidade: 23 knots( a máxima é 24). Acho que eles estavam forçando um pouquinho os motores a gás, rsssss. Quanto ao almoço no Constellation(ou Millenium ou Infinity) vou avisar ao pessoal. Está convidado! Afinal já… Read more »
Ih Doc
ai os indios aquidauanus sao visselvinos iriam atacar o navio e comer todos (reza a lenda que eles são antropofagos (ou seja cursados em antropologia)
Abs
MO
Bravo Zulu “De Olheitors”, ou seriam os “De Xeretators”? rsrsrsrs
Brincadeiras a parte, muito interessante o AIS em operação a bordo. A FINDEP estva operando com ele e o pessoal do passadiço me mostrou as funcionalidades, a quantidade de infomações disponíveis impressiona.
Abraços,