Classe DDG-1000 terá apenas dois navios
O secretário da Marinha dos EUA informou no dia 22 de julho, aos membros do Congresso, o plano de cancelar o programa DDG-1000 (classe “Zumwalt”), após a construção dos dois primeiros navios.
A escalada de preços e o temor de que a construção de mais desses navios possa vir a prejudicar o restante da frota, obrigou a US Navy a rever seus planos. Ao invés de construir mais DDG-1000, serão construídos novos destróieres DDG-51.
A missão principal dos navios da classe “Zumwalt” (DDG 1000) será prover apoio de fogo naval e defesa aérea em áreas litorâneas, onde navios grandes são mais vulneráveis, e atuarão possivelmente como navios-capitânia em grupos-tarefa compostos por LCS (Littoral Combat Ships) e submarinos. O deslocamento estimado será de 14.500t e os navios terão também capacidade anti-submarino, ataque à superfície e defesa contra mísseis balísticos. Espera-se que as avançadas características “stealth” da classe criem incerteza nas forças inimigas quanto à sua localização. O eco no radar produzido por um DDG-1000 é igual ao de um pequeno navio pesqueiro e a assinatura acústica semelhante a de um submarino classe “Los Angeles”!
Estima-se que cada navio vai custar bem mais do que os US$ 3 bilhões de dólares estipulados inicialmente. O programa de desenvolvimento da classe “Zumwalt” enfrentou muitos obstáculos para sair do status de demostrador de tecnologia, e dependendo do sucesso do programa, uma classe ainda maior de navios seguindo o mesmo conceito (a CG-X), poderá ser desenvolvida.