Segundo destróier classe “Zumwalt” homenageará US Navy SEAL
O Secretário da Marinha dos EUA, Donald C. Winter, anunciou em 29 de outubro, que o segundo destróier da classe “Zumwalt” receberá o nome de USS Michael Monsoor.
Designado como DDG-1001, o nome homenageia o Petty Officer de 2a. classe Michael Monsoor, um US Navy SEAL que recebeu postumamente a Medalha de Honra, por sua ação heróica em Ramadi, no Iraque, em 29 de setembro de 2006.
Winter falou das qualidades, valores e dedicação ao dever que os Navy SEALs exemplificam, incluindo os atos extraordinários de Michael Monsoor.
“Hoje eu gostaria de destacar um desses heróis da comunidade dos Navy SEALs”, disse Winter. “Aqueles que serviram com Michael Monsoor vão lembrar-se dele como um profissional que enfrentou terroristas inimigos com altivez e estoicismo.”
“A verdadeira dimensão da coragem, bravura e heroísmo altruísta de Michael foram revelados em 29 de setembro, em Ramadi. Quando a sua equipe foi surpreendida por uma granada inimiga, Michael poderia ter escapado a salvo”, disse Winter. “Mas ele escolheu um caminho diferente, um caminho de honra que encarna a forma de um SEAL da Marinha. Por ter escolhido esse caminho, o Petty Officer Michael Monsoor juntou-se às fileiras daqueles que têm merecido da nossa nação a mais alta distinção, a Medalha de Honra”.
Winter concluiu que o heroísmo e sacrifício de Michael Monsoor pelos seus companheiros de luta e seu povo, resumem os valores fundamentais da Marinha e vão ter sempre a admiração dos nossos Marinheiros.
“O nome Michael Monsoor agora estará ligado a um dos nossos exemplos mais visíveis do poder militar da nação, um navio da Marinha”, disse Winter. “Seu legado vai inspirar os corações dos Marinheiros do futuro que vão atuar no navio que tem o seu nome.”
O USS Michael Monsoor será um avançado navio de superfície multi-missão feito sob medida para ataque terrestre e operações litorâneas. O navio terá por missão prover o posicionamento avançado, crível, independente e dissuasivo, operando como parte integrante da Marinha e em operações combinadas.
O navio terá cerca de 182,9m de comprimento, boca de 24,6m e deslocamento de aproximadamente 15.000 toneladas, com velocidade de 30 nós. O Michael Monsoor terá uma tripulação de 148 oficiais e marinheiros.
NOTA DO BLOG: A US Navy também homenageou outro SEAL, Michael P. Murphy, morto no Afeganistão em 28 de junho de 2005, batizando o último destróier da classe “Arleigh Burke” com o seu nome.