Carga de profundidade pode ter afundado corveta sul-coreana
A Coreia do Sul está investigando as causas do afundamento da corveta da classe “Pohang”, que foi à pique após explosão na popa.
O ataque por torpedo foi descartado inicialmente, pois os operadores de sonar não detectaram nada. Porém, uma mina naval ainda é cogitada como uma possível causa da explosão.
Embora tripulantes do navio tenham dito após o resgate que a explosão teria vindo de fora do navio, a foto abaixo levanta uma suspeita: um navio da mesma classe com duas calhas de cargas de profundidade Mk.9 na popa. Não se pode descartar que alguma delas tenha explodido, por algum motivo.
Observar também que o navio da classe “Pohang” possui uma grande concentração de armamento na popa. Existem dois reparos de canhões automáticos, um Breda Bofors duplo de 40mm e outro reparo Oto Melara de 76mm no convés da popa.
Os paióis de munição dessas armas também poderiam ter originado a explosão.
Segundo consta, o naufrágio do Cruzador Bahia na segunda guerra foi causado por um tiro acidental de metralhadora, em exercício, numa carga de profundidade na popa do próprio navio.
Li (acho que foi na CNN) que a Corveta “quebrou ao meio”.
Isso lembra o efeito de torpedos que explodem abaixo do casco, gerando três fases de “quebra” no casco. 1) a “subida” pela explosão, juntamente com a destruição da super-estrutura; 2) a “descida” pelo vácuo deixado pela explosão na água; 3) a nova “subida” pelo retorno da água ao seu lugar.
Será que foi isso?
Quem viu o filme “Titanic” sabe que o navio pode partir ao meio depois que a popa afunda, por causa do peso da proa.
Ou vice e versa!
teste
A Coréia não pretendia vender 10 destas ao Brasil por preço de ocasião para que a Marinha escolhesse a KDX?
Como o Brasil não pretende no curto prazo enfrentar as potencias do mar azul, os navios que necessitamos servirão pra patrulha e resgate. Mais como cutters de guarda costa do que corvetas de batalha eletronica. Estes barcos coreanos se bem adaptados, removendo alguns exageros e colocando helicóptero a bordo seriam exelentes guarda costas. Além de preencherem o gap de modernização que se almeja. Seriam os Mirage 2000 do mar.
Agora se a MB ESCOLHER A KDX , A COREIA so podera seder 9 poland a mb
Celso, veja na Wikipedia quantas Pohang estão ativas:
http://en.wikipedia.org/wiki/Pohang_class_corvette
Devido às informações que provém da Coréia da Sul, que variam quanto à causa, prefiro aqui acautelar-me e esperar as informações seguras advinda dos investigadores, isto, caso venham a ser divulgadas.
Dez dessas para ficar na 2 Esquadra norte/nordeste..já seria um bom começo….
Vixi maria…
A Barroso é bem maior que essa corveta, porém em armamento parece até um NAPACO (exceto pelos EXOCETS).
Caso seja confirmado que foi uma mina; chama a atenção o severo dano que este equipamento pode causar e sua descrição em um ambiente hostíl.
Para duas marinhas que se acham em guerra a anos, um navio destes bater em uma mina é uma macada grande!!!!!
Alguem dormiu no ponto, caso seja esse o motivo!
Um abraço!
Caro Ubiracir… o primeiro navio brasileiro atacado, foi o Taubaté, muitos meses antes dos EUA entrarem na guerra, e este navio foi metralhado por uma aeronave nazista no mediterraneo, mesmo estando o Taubaté pintado de verde e amarelo e as condiçoes de tempo estarem boas. Um tripulante morreu. Depois dele, outros 6 navios foram torpedeados por submarinos alemães e italianos, longe da costa brasileira, cabendo a “distinção” de ser o primeiro torpedeado em nossa costa, o Almirante Lira que não chegou a afundar e foi socorrido por navios americanos estacionados no nordeste. Veja que estes navios americanos já operavam em… Read more »
Meu Deus, em pleno século XXI ainda tem gente que acredita que os EUA torpederam navios brasileiros na Segunda Guerra…
Claramente a intenção deste visitante é divulgar seu site para a ala extremista que acessa o Naval poder aumentar os Hits mensais do site dele.
Se os EUA quisessem, derrubariam toda a nossa esquadra mandando apenas um B-2 com armamento convencional no AMRJ.
Graças a Deus, somos aliados.
🙂
apenas um aditamento e uma pequenissima correção ambos os navios pertenciam ao Lloyd Brasileiro – Patrimônio Nacional S/S Taubate – Comandante CLC Mario Fonseca Tinoco, em vgm de Limassol para Alexandria, atacado as 1200 h de 22.07.41, falecendo o conferente José Francisco Fraga, ferindo outros 13 tripulantes o Admiral Lyra, em vverdade era o N/M Comandante Lyra, classe Hog Islander, sob o comando do do CLC Severino Sotero de Oliveira, sendo torpedeado às 1850 h do dia 18.05.42, a cerca de 100 Nm a NE de Fernando de Noronha, na pos 02.58’S – 34.17’W, quando em vgm de Recife para… Read more »
Caros irmãos. Nosso companheiro Edgar está certíssimo ao dizer que a intenção de meu digamos “Correspondente” ai na terra é divulgar o referido site. Acontece que meu reino não é deste Mundo, e há séculos terrenos que eu venho o usando e preparando para me auxiliar na preparação de todas as Nações terrenas para que eu possa intervir diretamente ai na Terra, libertando este planeta refém. Assim sendo, meu correspondente não é um exímio conhecedor da verdadeira história e dos fatos que marcaram a presença nazista nas costas Brasileira antes e durante aquela segunda GG, mas o tempo e os… Read more »
Amém !.. er . .em verdade Vida Longa and Prospera …
Ubiracir B Miranda
Enviado em 31/03/2010 às 21:37
Caros irmãos.
Nosso companheiro Edgar está certíssimo ao dizer que a intenção de meu digamos “Correspondente” ai na terra é divulgar o referido site.
no Terra tem esta materia de hoje cedo, ( Navio Cheonan da Marinha sul-coreana é retirado das águas do Mar Amarelo, próximo à ilha de Baengnyeong )
[…] Carga de profundidade pode ter afundado corveta sul-coreana Tagged with: Cheonan • Pohang Se você gostou desse post, compartilhe! […]