S-34 Tikuna

vinheta-exclusivoTikunaPor ocasião da vinda dos navios da US Navy ao Rio de Janeiro, de 01  a 03 de março, o ComenCh programou uma operação denominada Passex 2010, que contou com 3 Fragatas (Niterói, Constituição e Independência), 4 Helicópteros (01 SH-3A, 01 UH-12 e 02 AH-11A) e um Submarino (Tikuna).

Foram vários os exercícios realizados, destacando-se trânsitos da força conjunta contra oposição submarina, de superfície e aérea.

Nos 3 trânsitos sob ameaça do submarino Tikuna (S-34), este foi mais eficiente que a cobertura antissubmarino formada por 4 navios de escolta e duas aeronaves  (SH-60 Sea Hawk com sonar de imersão). Nosso Tikuna acabou afundando, de forma simulada, o NAe USS Carl Vinson, passando pela cobertura sem ser detectado.

S34 Tikuna_01

Os afundamentos foram com 2 torpedos MK 48 mod 6, no primeiro e no terceiro exercícios.

No segundo, um dos escoltas, o Cruzador USS ‘Bunker Hill’, detectou e disparou torpedos simulados na direção do ‘Tikuna’.

S34 Tikuna_05 S34 Tikuna_08 S34 Tikuna_04

S34 Tikuna_07

O corte seccional do Tikuna

FOTOS: Guilherme Wiltgen/Poder Naval

NOTA do EDITOR: Agradecemos ao CA Sidonio e ao CF Ferraz (ComDiv-1), pelos esclarecimentos prestados e ao CT Guilherme (BACS), oficial submarinista a bordo da Fragata Independência, que sempre ao final do dia nos passava um balanço dos exercícios, nos prestando todas as informações pertinentes.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

84 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments