NAsH 1 NAsH 3
NAsH 2 NAsH 4

Barra de Cinco Pixels

vinheta-clipping-navalO navio de assistência hospitalar Dr. Monte Negro, que está na região do Juruá desde janeiro e tinha previsão para retorna à Manaus no início de abril, poderá permanecer todo este ano no Vale Juruá. O navio chegou a Cruzeiro do Sul em 29 de janeiro e tinha previsão de retornar para Manaus dia 13 de abril, mas por conta da vazante rápida do Rio Juruá este retorno pode estar comprometido.

O navio encontra-se encalhado nas pedras que ficam no leito do Juruá, próximo ao município de Marechal Thaumaturgo. Uma equipe de resgate se deslocou de Cruzeiro do Sul em direção ao navio, em uma balsa contratada pelo Governo do Estado, mas também ficou encalhada nas rochas antes de chegar ao local.

A preocupação é que o Rio Juruá continua vazando e não há previsão de uma nova enchente. Se isto acontecer, o navio vai ficar no local até o próximo ano aguardando a subida das águas do Juruá. Esta é a segunda vez que o navio encalha no Rio Juruá por conta do volume baixo de água, uma equipe da Secretaria Estadual de Saúde já está se articulando com o comando do navio e da própria Marinha caso a embarcação não consiga sair este ano de Cruzeiro do Sul.

Esta é a décima expedição da equipe de médicos e enfermeiros da Marinha do Brasil realizando atendimento à população ribeirinha do Vale do Juruá. O navio hospital já se tornou uma referência para os ribeirinhos que têm dificuldades em chegar a um posto de saúde devido à distância dos centros urbanos. O que impressiona os profissionais é que a cada ano aumenta o número de atendimentos. A preocupação do comando da Marinha e do Governo do Estado do Acre é que este ano o navio iria passar por reforma, depois de 10 anos de funcionamento.

FONTE: Portal do Purus / FOTOS ENVIADAS: Walmor Rosa

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest

65 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ozawa

Que lástima ! Agora, sem prejuízo das ações cívico-sociais, e humanitárias da MB, no aspecto de saúde, por que já não são construídas UPA’s naquela região a fim de desafogar – essa expressão nesse quadro parece piada – os atendimentos clínicos nesses navios ? Foram alardeadas a construção de unidades semelhantes no Haiti ! Num dos arroubos de publicidade de nosso governante, de forma a fazer frente às ações de presença dos EUA com seu navio-hospital, que mais parece um Hospital das Clínicas sobre o mar… Nesse afã de também mostrar-se presente diante do mundo nosso líder alardeou a contrução… Read more »

emerson

Será que é preciso comentar algo? A imagem para mim é auto-explicativa.

a MB não pode ser branda nem tolerante nesse caso.
sugiro aos editores acompanharem o andamento desse caso com especial atenção.

Galileu

Vergonha mesmo Ozawa.

Chega a ser uma comédia, a MB não ter 1 navio-hospital, até onde eu sei não tem…..

Depois que eu vi que o EB não tem sequer uma empilhadeira no Haiti, para por a carroça do Urutu nas pranchas, o que eu posso fazer é rir, pelo o que o presidente fala em seus discursos, penso eu que ele se esqueceu de onde veio, hahha
Mal ele sabe e nem vai saber que o unico Hospital num raio de centenas de Km, está encalhado. É que ele tá preocupado com a dilma escopeta, não dá tempo coitado….

Galileu

obs.quando eu digo que a MB não tem navio-hospitalar me refiro a um que tenha capacidade de operação, uti e etc……. e não navios de assistência

GUPPY

Olhando a imagem acima, é melhor entregar o navio a uma guarnição dos Fuzileiroa Navais até o dia em que o rio voltar ao nível conveniente para se proceder ao desencalhe. E que as lições deste “acidente” sejam estudadas para evitar futuros encalhes.
Obs.: Não estou, com este comentário, condenando ou culpando ninguém da guarnição, até porque somente eles sabem exatamente porque e em que circunstâncias ocorreu o encalhe.

Abraços

ivan

Que coisa triste…o único Posto de Atendimento nesse estado. Nada entendo de pilotagem de navios, mas mesmo que seja um navio antigo, COMO não viram a profundidade? Não tem equipamentos? Medem com varas??? Não tem sonar??? Mas fica mais uma realização do (des) Governo Lula…e o maluco do Lula ainda fala em Haiti. Não é melhor ajudar nosso povo, sempre tão carente? Construir bons navios para ajuda huanitária, mesmo que simples. Isso é melhor que as habituais bobagens etílicas de LUla E mais, alguns amigos militares daqui falaram que seus superiores acreditam que podemos bater de frente com a USN.… Read more »

molleri

Quem nunca encalhou na Amazônia que atire a primeira pedra!

Guilherme Poggio

molleri falou tudo, mas quem não conhece a região e vê uma foto destas fica assustado.

Ilya Ehrenburg

Venho desta feita, não para comentar sobre a notícia veiculada, mas para inquirir os administradores deste espaço, sobre a observância restrita das regras por eles mesmos, posposta. Pergunto: Pode-se emitir opinião de cunho político neste espaço?

Caso seja permitido, assim o farei. Mas, se o item nº. 03 for reafirmado, solicitarei, então, para a minha pessoa, o mesmo privilégio que por ora, se observa, em relação há alguns outros que freqüentam este espaço.

Att.
Ilya Ehrenburg

Guilherme Poggio

Ilya Ehrenburg escreveu:

Pergunto: Pode-se emitir opinião de cunho político neste espaço?

Sim, desde que se observe as regras do blog

Tadeu

Caro Guppy, vai sobrar pros FNs de novo?

Dunga

Segundo os cientistas as perspectivas sobre o ciclo das aguas na regiao amazonica devera ser para os proximos anos bastante sombria,
devido ao desequilibrio das chuvas nesta area da amazonia, poderão se agravar estes fenomenos de “rio seco”.
Pelo menos agora podemos ter o “nosso” Mar Aral!!!

Callia

Senhores. Primeiramente: Investigar o quê?Investiguem a vida de homens que fazem mais de 200 dias de mar por ano , investiguem a missão de um navio .que passa quase 4 meses atendendo initerruptamente no Acre! 1-As Cartas Nauticas são da década de 70 , a erosão , regime das cheias , a correntada modificam constantemente a geografia da região o que faz com que se navegue praticamente como no tempo das caravelas.Não há sensor confiável para que se possa impedir este tipo de acidente.De madrugada , no passadiço , se você observa aumento da velocidade seguido de queda da profundidade… Read more »

Vitor

Cade a mangueira pra encher o rio? :p Pior que nao deve nem dar para chegar la por estrada. Esse pessoal só tem o rio para se locomover O.o

defourt

As imagens são realmente muito chocantes. (chocante no sentido correto) Eu levaria estas imagens ao Ministério da Saúde. Eu as publicaria em UNIVERSIDADES onde os médicos que se formam não têm nenhum senso de IDEAL. Se formam para servir a sí mesmos e aos seus ventres e para agradarem a papai e a mamãe. Se formam para andar de branquinho, desfilar de carro e se exibirem à sociedade, para a “gatinha” ou “gatinho” da vez. E enquanto se formam vivem em festas regadas por drogas e promiscuidades cujo o nome “rave” já vem com etiqueta IMPORTADA. Querem somente trabalhar na… Read more »

GUPPY

Caro Tadeu,

Achei um tanto inconveniente manter a guarnição do Navio de Assistência Hospitalar meio paralisada junto à floresta. O(s) médico(s) e dentista(s), por exemplo, seriam mais úteis em outra OM(Organização Militar) e, como o navio está como se estivesse num dique seco, seria melhor também utilizar os oficiais e praças em lugar mais útil. Enquanto isso, para não deixar o navio abandonado, os navais fariam jus ao lema ADSUMUS.

Abraços

Antonio M

Se fosse um hovercraft, não teria problema! Mas como não é, se ainda houvessem hidroaviões da FAB como algumas décadas atrás, o problema seria mais facilmente resolvido. Ozires Silva numa entrevista mais ou menos recente, disse que se o hidroavião catalina (isso mesmo, o Catalina!) fosse modernizado, poderia estar voando até hoje de tão estupenda e robusta que era sua construção. Que o diga Ien Dornier, neto de Claudius Dornier, fundador da Dornier que o fez em um hidroavião DO-24ATT Dornier, um exemplar do trimotor que recebeu nova aviônica, nova asa construída a partir uma única chapa de alumínio e… Read more »

GUPPY

Caro Antonio M “Mas como não é, se ainda houvessem hidroaviões da FAB como algumas décadas atrás, o problema seria mais facilmente resolvido”. Eu não entendi. O problema do (des)encalhe não seria resolvido com hidroaviões. Ou você quiz dizer que o trabalho realizado pelo Navio Hospitalar deveria ser por hidroaviões? Se for isso, acho que o Navio Hospitalar é bem mais equipado para a tarefa do que hidroaviões. Só acho que falta a esse tipo de navio um helicóptero orgânico. Quanto ao Catalina, está na história da aviação. Midway, por exemplo, que o diga. O Dalton, com certeza, poderia dar… Read more »

Antonio M

“…O problema do (des)encalhe não seria resolvido com hidroaviões….” Caro Guppy, Complementando então, seria para deslocar o pessoal que iria em socorro à embarcação. Alugaram uma barca que encalhou também!!! O Catalina podia “navegar” em locais muito rasos (por isso o Albatroz que chegou a ser usado na região amazônica acabou sendo descartado) e poderia levar o pessoal novo e trazer de volta quem já estava lá. O sr. Ozawa falou em contrução de UPA’s e precisariam de traslado de pessoal pois os rios cortam vários estados etc. Não estou descartando os navios mas, em períodos como esse em que… Read more »

Callia

Caro Defourt. Acredito que sua visão está um pouco equivocada , não exatamente em relação à falta de ideal pois isto . Como o Professor Enéas Carneiro dizia, é um câncer que afeta toda a sociedade. O Atendimento na Amazônia , no caso especificamente dos NASh , é diferente pois o perfil de médico exigido é completamente diferente do perfil de formação exigido pelo próprio Ministerio da Saúde. Um médico com as caracteristicas adequadas para a região tem de ter o perfil de um Profissional da Cruz Vermelha ou Medicins Sans Frontiere.A lógica de atendimento é totalmente diferente , com… Read more »

GUPPY

Beleza caro Antonio M.

Abraços.

defourt

Caro Callia, É claro que compreendo estas especificidades. A minha lógica era justo na intenção de se desenvolver tais políticas. E o desabafo foi além e alcançou a vida fútil de certas camadas nas cidades. Agora poderíamos promover sim, meios, incluindo bolsas de estudo para aqueles que aceitassem servir em algumas comunidades (depois de formado). Alternando-se, ora em cidades com algum recursos e ora em alojamentos destinados ao atendimento. Penso ser por aí… Se o Ministério da Saúde quisesse ele faria. inclusive em convênios com a própria Marinha. Falta nos também uma “END-FVE”: Estratégia Nacional da Defesa da Força de… Read more »

Antonio M

“…Falta nos também uma “END-FVE”: Estratégia Nacional da Defesa da Força de Vontade de Estado….”

Bastaria reativar o Projeto Rondon mas, o nome deve estar “fora do moda” e com certeza não seria aprovado a não ser se fosse com o nome de algum petralha……..

Paulo Costa

Quem navega no Rio S Francisco,na parte navegavel,existem ao longo do trecho,postadas na margem as placas indicativas do leito do rio.e etc,
todos navegam pelas placas indicativas,e as vezes o rio muda o trecho
navegavel devido a cheias,ou não.Encalhes acontecem,sugiro aos senhores respeitarem os navegantes dos rios do norte,que o fazem,muitos por querer ajudar,mesmo sabendo das dificuldades….

Antonio M

Na verdade o Projeto Rondon existe mas, não há a divulgação ou a implementação que havia.

Passavam propagandas na TV e rádio e assiti muitas vezes no programa “Amaral Neto, o repórter” !!! rsrsrsrsrsrsr!!!!

Lembro até hoje de um programa, quando le estava em um C47 pousando em uma pista de terra e um dos trens de pouso quebrou porém conseguindo pousar e quase que imediatamene ao descer desse avião, levou outro susto quando um Buffalo passou em um rasante para usar a pista pois teve problemas com um motor ou falta de combustível……

Tadeu

Guppy,será que alguém gritou : Abandonar o navioooooooo!

Walter Mesiano

Prezados leitores O encalhe nos rios da região amazônica é um evento comum para os marinheiros que labutam naquela bacia hidrográfica, uma vez que a previsão da profundidade de cada um desses rios, por ocasião do regresso de cada viagem varia de forma aleatória. O regime de cheias e vazantes dos rios é função de inumeráveis fenômenos climáticos, os quais na maioria das vezes, quando combinados de forma imprevisível, acabam por gerar um resultado, como este que acabamos de observar. Esses encalhes fazem parte do árduo trabalho dos Médicos do Ministério da Saúde, Oficiais e Praças da Marinha que de… Read more »

GUPPY

Tadeu,

Acredito que não. Agora, se algum marujo avistar alguma índia em trajes típicos, haverá um “Abandonar o Navio”, com certeza.

Abraços

JACUBÃO

É meu amigo cália.
Criticar é mole, quero ver encarar essas situações na região amazônica e depois fazer a crítica novamente. Tenho certêsa que as palavras serão outras.
Nós que servimos lá, é que sabemos das dificuldades de navegar nesses rios.

Um grande abraço.

molleri

Saúdo o meu irmão Mesiano postando com sua notável sabedoria nesse espaço naval.

Bruno Holtz

Sem entrar no mérito da falta operacional que este navio vai fazer, fica claro pelas fotos que navegar pela região não é para qualquer um. Vejam o quanto o rio baixou, quando comparado com a calha.
E acredito que do momento do encalhe ao momento das fotos, não deve ter passado muito tempo. Deve ser paulera navegar e viver na região…

pirata

muito boas as consideraçoes do sr callia e sr walter mesiano…não preciso entrar no merito…ja esta muito bem resumida e de forma correta bem explicada pelos senhores…AMANHÃ 23/04 O GLOBO REPORTER e sobre e ardua missão do NaSH dr montenegro e os atendimentos medicos e odontologicos na região amazonica… VEJAM e tirem vcs mesmos as conclusões.

Callia

Jacubão.

só quem viveu aquilo sabe o que é….

Walter Messiano:

Faço tuas minhas palavras.

Defourt;

Concordo , os incentivos são pifios.

Em homenagem à todos que servem e serviram na selva e à brava tripulação do Tracajá do Juruá que nesta noite tenta dormir naquelas duras condições:

“Quando contarem minha história…
…que digam que eu
caminhei entre gigantes.
Homens nascem e morrem
como o trigo de inverno…
…mas esses nomes nunca morrerão.”

Ilíada , Homero

José Maria Bravo

Prezados Aproveitando a resposta do Poggio, à indagação do Camarada Ilya Grigorievich, gostaria de chamar a atenção para o anti-lulismo declarado nesse meio, que já atingiu as raias do ridículo. Se um Nash da MB encalha no Juruá a culpa é do Lula (rs)! Certo, ele tá grisalho, mas falta muito para passar por São Pedro (rs). Agora a sério, Prezados Ozawa e Antônio M., pois bem entendi a crítica à inexistência de infra-estrutura de saúde na região. Vamos ao tema. Primeiro uma premissa: Quem acha que livre mercado e crescimento econômico capitalista resolvem questões de saúde pública deveria dar… Read more »

Leandro RQ

No Jornal Hoje falaram que a balsa que foi tentar desencalhar o navio também encalhou!

Leandro RQ
Daniel

Prezados amigos, Apesar de, infelizmente, até hoje eu não ter servido em um dos valorosos navios que navegam nos rios do nosso Brasil, sei por estórias contadas por companheiros e pela própria história, que a navegação fluvial é uma das mais difíceis, traiçoeiras e a que coloca aquele “sentimento marinheiro” na posição número um, até mesmo antes de ditas “cartas náuticas”, “croquis” de ribeirinhos/”práticos” e “bizus antigos”. Até o momento só vi matérias na imprensa alardeando este encalhe. Vamos ver essa reportagem no Globo Repórter de hoje, e verificar que nossos homens e mulheres realmente levam e devolvem a esperança… Read more »

Rodrigo Cesarini

José Maria, Cruzeiro do Sul fica no Acre, na amazônia ocidental; o governo petista do Pará não tem nada a ver com esse rolo.

[]s

Francoorp

Dizer o que ??? Já no rio Araguaia, que eu conheço bem, estas coisas acontecem… mas o drama é que vem da Marinha, aconteceu com a MARINHA DE GUERRA !!! Pra mim se a Marinha não é capaz de medir o grau de vazão, e agir de conseqüência antes de encalhar… tem algo de estranho ai… será que nós pescadores ocasionais em rios grandes, somos mais previnidos que os Oficiais da Marinha de Guerra??? Creio absolutamente que não !! Então tem sim algo de errado neste caso ai… e torço que a responsabilidade de ficar parado por um ano sem… Read more »

Leandro RQ

Prezados

Desculpem o erro. Só agora vi que postei o link errado. O correto é:

http://www.blogmercante.com/2010/04/navio-montenegro-pode-ficar-ate-o-proximo-inverno-encalhado/

Azevedo

O Globo Repórter de hoje é praticamente todo sobre a faina do NAsH no Acre antes do encalhe.
No JN, o William Bonner passou a idéia de que o encalhe foi surpreendente e fez a chamada para o Globo Repórter qualificando de heróica a ação do navio na região.

MO

Joselito … Palavras de uma sapiencia impar … Realmente tem algo estranho ai, tipo um coment (isto o esta textualmente escrito, não fui eu que inventei) de quem não tem a mwenor noção de navegabilifdade e hidrografia, psridsde perfeita com o nivel de coments do blog … Se vc suposse, sem gallho, poderia ser uma situ sem noção ou pura bunequiçe mesmo, mas vc esta afirmando, com a experiencia de um prático piloto fluvial Cara de boa, volta la para o aereo, fique conjecturando coisas sobre aviaozinhum lá ou sobre politica de governo no Forte, não vem pra ca despejar… Read more »

MO

Daniel

Se liga meu 🙂

Vc proprio respondeu matando vc mesmo

O Brasil tem sdeu navio hospital sim , o NE Brasil, o nosso NH tempo de guerra… Os americanos tem NH em qualquer tempo, ops permanente como NH

MO

Francoorp

MO disse:
23 de abril de 2010 às 23:28

Bem … pro Chile carregaram o Hospital com o Hércules, lembra do terremoto ???

Tem na trilogia, olha là, é grande pra XUXU !!

Certamente o nosso barquinho de pescador não é daquele porte, mas talvez seja até por isso que sentimos “a água correndo”… mas olha que no barquinho a gente quase vai junto com a razão, certo que ali o peso é outro… mas alguém de guarda poderia ter alertado… Ah sei la eu continuo vendo como um erro da MB !!

Valeu !!

MO

sim, um Hospital inteiro pro Chile, mas para ficar fixo em um unico local ahh desnecesario dizer que na comparação que o o impetoo não eh a mesma de quem esta fazendo atendimento a riberinhos, penso ser prioridades diferente … ao menos se intenciona ser mais preciso e importante que uns pirarucu, ou dourado ou sei la nao manjo de peixe de rio Este tipo de incidente, acredite, não eh novidade em rios nao, ainda mais em rios igual ao Juruá Se bem que, em tese ha uma rasao nisso .. foi no Acre e como o Acre tem sua… Read more »

Francoorp

Olha que nos rios do norte tem muitos barcos como aquele ali da marinha, naqueles portes, certo a maioria é de madeira, mas raramente se vê um encalhado… digo raramente por que eu nunca vi… pelo menos não até a ilha do Bananal… de la pra cima não sei, pois nunca foi tão ao norte assim em uma pescada… E olha que é melhor que eu não comece a contar das maravilhas dos meus peixes do Araguaia, por que outros aqui podem ficar com inveja… e eu não quero polêmica inútil, esse tal de disse me disse… pois os meus… Read more »

MO

convenceu Francorp, compro sim os peixes

Mas.. poode nao ser divulgado, mas vira e mexe encalha navios e barcos (navios fluviais e ate maritimos, mas ai eh em outro rio), desde encalhes de minutos até de dias … mas ai sao outros 500 relacionalos e agora 0106h to mais pro copo de mingau do que para busca no log

vlw e boa noite, amanha a gente continua

MO

JACUBÃO

Putz…
Lá vem o comunista do Francoorp. 😀

Cristino GR

Muito boa reportagem do Globo Reporter. Os marinheiros com certeza têm seu moral elevado. E os profissionais da medicina inspiram outros profissinais e aprendem algumas lições de vida que a universidade não ensina. Como disse aquele rapaz de óculos de sol: “a gente aprende a dar valor ao que tem ( acesso à saúde, educação, cultura, lazer e comunicação das cidades), pois a vida das pessoas daqui (floresta) é muito sofrida.” Pena o apresentador Sérgio Chapelin não ter comentado o encalhe e feito votos de breve retorno a atividade do navio. Muito bom tb o reconhecimento ao antigo médico Drº… Read more »

ivan

Com relação a Medicina, posso falar: a) mesmo formado em Harvard, tentei fazer Medicina por convênios, doando 100% para a Caridade b) tudo ia bem até que: – o Desgoverno Lula nos encheu de Impostos, Taxas, Contribuições e outras palhaçadas – grandes Seguradoras como Sul América, Bradesco, Itaú, Allianz estão inadimplentes há mais de 1 ano – muitos pacientes assistindo os programas “Mundo Cão” passaram a nos agredir verbalmente – finalmente, quem deveria ser organizador dessa bagunça, que é a ANS, CFM, ANVISA e CRM só fazem demagogia barata. Isso quando não são francamente CORRUPTOS(falo da ANS e ANVISA) Se… Read more »

Callia

Francorp…. è por isso que afundam mais de 50 barcos ano na região…eles não tem cav , não tem nada …simplesmente afundam….quantos navios da MB afundfaram ali ultimamente?Você já serviu lá? NAvio Hospital. Sim, o Brasil tem função de navio hospital em tempo de guerra…mas uma pergunta que não quer calar…quantos centros cirurgicos ele tem instalado agora?Ele está operacional para servir no Haiti ou no proprio Brasil agora?São feitos adestrramentos com destacamentes de 300…400 médicos especialistas como são realizados no CONFORT?O Navio Escola Brasil está registrado como Navio Hospital no Comite da Cruz vermelha internacional? Não…nada de impressão marinheira da… Read more »

pirata

caros amigos mais informações do NaSH Dr montenegro no jurua on line do dia 24/04…com uma entrevista do comandante do navio.
vejam que esta muito boa.