Plataforma afunda no Golfo do México
A plataforma de petróleo Deepwater Horizon afundou ontem no Golfo do México, dois dias depois de uma forte explosão. Segundo informações da Guarda Costeira dos EUA, dos 126 trabalhadores que estavam a bordo, onze estão desaparecidos e outros quatro estão gravemente feridos.
A Deepwater Horizon estava a serviço da British Petroleum a cerca de 80km da costa da Louisiana quando uma forte explosão ocorreu na noite de terça-feira, 20. Após a explosão a plataforma ficou em chamas e vários navios vieram ao seu socorro.
A Guarda Costeira dos EUA enviou quatro helicópteros, quatro navios e um avião. Até o momento não se sabe a razão da explosão
A Deepwater Horizon foi construída na Coreia pela Hyundai Heavy Industries, sendo completada em 2001 e entregue à Transocean. Trata-se de uma plataforma semi-submersível tipo DP (posicionamento dinâmico) com capacidade para perfurar em regiões com lâmina da água de até 2.400 metros de profundidade (águas ultra-profundas). Sondas desta categoria atualmente são alugadas (taxa diária) por companhias de petróleo por, no mínimo, 400 mil dólares por dia (sem considerar os demais serviços e equipamentos).
A plataforma estava trabalhando para a BP na província sedimentar conhecida como “Mississippi Canyon”. Nesta região a BP explora o Bloco 252.
FOTOS: USCG, Transocean