Plataforma afunda no Golfo do México
A plataforma de petróleo Deepwater Horizon afundou ontem no Golfo do México, dois dias depois de uma forte explosão. Segundo informações da Guarda Costeira dos EUA, dos 126 trabalhadores que estavam a bordo, onze estão desaparecidos e outros quatro estão gravemente feridos.
A Deepwater Horizon estava a serviço da British Petroleum a cerca de 80km da costa da Louisiana quando uma forte explosão ocorreu na noite de terça-feira, 20. Após a explosão a plataforma ficou em chamas e vários navios vieram ao seu socorro.
A Guarda Costeira dos EUA enviou quatro helicópteros, quatro navios e um avião. Até o momento não se sabe a razão da explosão
A Deepwater Horizon foi construída na Coreia pela Hyundai Heavy Industries, sendo completada em 2001 e entregue à Transocean. Trata-se de uma plataforma semi-submersível tipo DP (posicionamento dinâmico) com capacidade para perfurar em regiões com lâmina da água de até 2.400 metros de profundidade (águas ultra-profundas). Sondas desta categoria atualmente são alugadas (taxa diária) por companhias de petróleo por, no mínimo, 400 mil dólares por dia (sem considerar os demais serviços e equipamentos).
A plataforma estava trabalhando para a BP na província sedimentar conhecida como “Mississippi Canyon”. Nesta região a BP explora o Bloco 252.
FOTOS: USCG, Transocean
11 mortos. É a P-36 deles… Tragédia!
A Transocean opera na Bacia de Campos, e seus niveis de segurança não são lá dos melhores.
Rogo à Deusa Clio que se permita aprender com mais este sinistro, para aproveitamento dessa sempre perigosa indústria, e para que, ao contrário, não se ocultem responsabilidades e se reduza, com isto, o aprendizado possível.
P-36 II – A Missão!
Plataformas de petróleo são muito perigosas. Toda segurança é pouco.
José Maria Bravo disse:
A Transocean opera na Bacia de Campos, e seus niveis de segurança não são lá dos melhores.
Tenho que discordar de você. A Transocean opera em toda a costa brasileira e possui elevados níveis de segurança. As próprias abordagens anuais da Marinha do Brasil confirmam isso.
Além disso, as exigências da BP na parte de segurança são as mais rigorosas que eu conheço.
U$400´000,00 por dia
meeee… qnt que não da de lucro então… deve da uns U$5milhões por dia de lucro.
Vo manda faze uma dessas pra mim!
eauieiuaeioa
Alguém sabe informar no que a investigação na P-36??
Diziam na época que era sabotagem, pois a P-36 era então a maior platarforma de exploração do mundo e com ela o Brasil se tornaria auto-suficiente…(até hoje num vi vantagem nisso, a gasolina continua no mesmo preço,caríssima..)
um abraço a todos
Prezado Poggio É verdade que a última morte da Transocean na BC, de que me lembro, foi em Junho de 2008 em SS-49 (Roncador). Mas os índices de segurança da Transocean, assim como da grande maioria de outras operadoras de petróleo na BC,são falseados. Numa investigação recente da Fundacentro, e em outro estudo da Engenharia de Produção da UFF, detectou-se que a grande maioria de acidentes com afastamento não é registrada, sequer com emissão de CAT, se se pode ocultar o afastamento com férias e folgas dos empregados. Uns dois anos após a tragédia de P-36, questionei um CF responsável… Read more »
Quando trabalhei na transocean não me acidentei, más a plataforma tinha um recorde de 16 anos sem acidentes com afastamento e todo mundo sabia que era mascarado enqunato estive lá um cara tropeçou e caiu desmaiado não foi desembarcado não foi acidente com afastamento, outro torceu o joelho desceu direto para o centro cirurgico não foi acidente arrumaram exames que ele já tinha problema no joelho, outro cortou o pé, costuraram ele deixaram ele de molho alguns dias e desembarcaram ele como se tranquilamente.
Essa é a segurança da transocean.
rsrsrsrsrsrsrrsrrs