Voa o ‘Green Hornet’
Em comemoração ao dia da terra, a US Navy realizou ontem (22.04) na Naval Air Sation Patuxent River, o primeiro voo de um F/A-18 Super Hornet abastecido com uma mistura de 50/50 de biocombustível, que acabou sendo chamado de Green Hornet.
Segundo informou o SECNAV Ray Mabus, a pesquisa, desenvolvimento e o aumento no uso de combustíveis alternativos, é uma prioridade na US Navy.
FONTE e FOTOS: US Navy
SAIBA MAIS:
Será que o custo operacional vai subir com a utilização de biocombustivel?
Acredito que vá cair. Se fosse para subir o custo, não perderiam tempo com isso. Abraços
Cor. Beau DUARTE Abu, esse tem um pezinho no Brasil ou e Portugual?
o que que é Cor ?
MO
PS – Eu sei o que esta escrito e o que siguinifica, quero ver a interpretação do WTG sobre
No momento a questão custo do combustível é irrelevante para as forças armadas americanas, sendo relevante a independência em relação aos combustíveis fósseis. Devemos nos lembrar que os mesmos são finitos e que sua obtenção no futuro poderá fazer a América depender cada vez mais de produtores menos alinhados, como atualmente são a Venezuela, Irã e Equador. A máquina de guerra americana não pode ficar na dependência de um combustível que não possa ser obtido em abundância e preferencialmente no próprio território americano. Neste sentido a busca por bicombustíveis não é uma questão meramente ecológica, mas sim uma questão extremamente… Read more »
corrigindo: biocombustíveis
Se o Lula souber disso, vai dar Hornet no FX.
O homem é tarado por biocombustíveis…
Patriota disse:
23 de abril de 2010 às 18:30
Será que o custo operacional vai subir com a utilização de biocombustível?
Não o custo vai ser reduzido, a Us Navy pretendem economizar 7.570.000 litros por ano com a introdução do biocombustível.
A meta seria alcançar um mix de 50/50% com a utilização de biocombustível.
Bom ja que nao veio, vou eu o tal COR Beau Duarte é na verdade CDR Duarte = Commander = CF
Duate pode ser tbm Bissauenico, São Tome eu acredito & Principiano, Galinho Angoliano, Moçambiquiano, Cabo Verdiquense ou Timorelico, não necessario Portuguelico ou Brasilerense
MO
E pra melhorar o Lobby ainda colocaram um senhor “Duarte” no F-18 da foto !!
Valeu !
“Leandro RQ disse:
23 de abril de 2010 às 21:36
Se o Lula souber disso, vai dar Hornet no FX.
O homem é tarado por biocombustíveis…”
Principalmente os de cana de açúcar. risos…
Abs.
O Biocombustível, digo fora o etanol, é muito caro para se produzir, e isso ai é marketing puro da Boeing. Mas concordo que o empenho comercial americano cresce, principalmente, com a indicação do ALX para a concorrência da USAF. Agora, o negócio de ToT e capacitação da indústria aeronaútica de defesa no país ficará para o futuro, principalmente porque o próximo presidente pode não continuar o FX2 nos moldes atuais. A FAB precisará de algo pra ontem e pode mesmo ficar com os F16Blk50 e F18C/D de prateleira ou do ARMAC…Adeus independência tecnológica, isso sempre foi um sonho de algum… Read more »
O biocombustível pode ser caro mas é renovável e estratégico. Concordo que se deva evoluir para embarcações marítimas. O Brasil teria muito a ganhar com isso, principalmente com o esperado aumento na produção da soja brasileira.
“Houston, temos que economizar ‘gasosa’.
Gastamos demais, e não temos em mente invadir mais um país para nos apoderarmos de suas reservas de petróleo…”
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Fugindo um poucos das críticas ácidas…
No Brasil, isso é uma furada.
Na “entre-safra” do vegetal, o biocombustível fica escasso e custa quase o mesmo que o fóssil.
Não temos reservas. Se faltar o biocombustível, muita gente vai ter que correr pro combustível fóssil (igual acontece com os automóveis).
Talvez o emprego dos biocombustíveis funcione bem nos EUA, pela organização que isso exige (plantação, emprego do mesmo, entre-safra, etc), que é inexistente no Brasil.
O biocombustível no “organizado” EUA sobrevive as custas de subsídios. O nosso etanol de cana é abundante e muito mais barato que os de milho americano, e as barreiras comerciais deverão ser quebradas em breve a exemplo do algodão. A utilizaçào do biocombustível na aviação militar é um primeiro passo, como sabemos, a indústria militar alavanca tecnologias.
Interessante. Eles estão muito preocupados com biocombustíves, quando tem uma reserva enorme do Iraque em suas mãos. Isso sim os interessa.
http://eurasia.foreignpolicy.com/posts/2009/11/24/brazil_moves_aggressively_toward_resource_nationalism
Wolfpack disse: 24 de abril de 2010 às 11:30 ” Biocombustível, digo fora o etanol, é muito caro para se produzir, e isso ai é marketing puro da Boeing.” Aí depende meu caro. Pegemos o exemplo do Brasil. Podemos ter mais litros de etanol numa mesma área de *cana* (1ectare²) do que numa mesma área nos EUA com seu milho. Aí é tudo mercado. Oferta demando etc. O negócio é o seguinte. Eles precisam encontrar um meio de produzir esse biocombustível da forma mais barata, como é o caso do Brasil com o Álcool da Cana. Se os EUA continuarem… Read more »
se os americanos cumprissem com as palavras de tecnologia a gente ja tava mto bem fazendo uns acordos com eles… mas esse mundo capitalista é fogo minha gente hehe
obs> vou tentar descobrir pq eles não plantam cana la XD
Verdinho.
Sei
Repito aqui a observação que fiz no Aéreo, sobre a oferta da Boeing: “Pessoal, isso é mais importante do que pode parecer à primeira vista. Ser a primeira nação do mundo a operar caças a biocombustível, bem como a segunda a homologar tal combustível para aviação (em especial a militar) nos dará uma vantagem estratégica gigantesca e em termos globais! Se é verdade que o petróleo está a atingir seu pico de produção amigos, a Força Aérea que opera a combustível renovável vai custar menos daqui a uns 10/20 anos. Isso para não falar no que descobertas nesse sentido podem… Read more »
Outras considerações: Senhores, é um erro crasso dizer que os biocombustíveis são mais caros de se produzir que o combustível fossil. Fosse assim a nossa gasolina (aquela que compramos em postos de gasolina) seria pura, e não é, contém por volta de 30% de etanol. Há que se considerar um pouco o fator estratégico (não depender 100% do óleo de pedra), e fatores mercadológicos (reserva de mercado para que a indústria de etanol não fique sem vender) mas a verdade é que o biocombustível é barato sim. E melhor: é RENOVÁVEL, pois depende apenas de trabalho, água e sol (bens… Read more »
depois de tudo isso que o Vader falou eu concordo… mas será que eles vão vender os caças com a tecnologia e passar a tecnologia pra gente ou vai ficar só papel ?
o que me preocupa com os americanos é isso.. eles falam e não cumprem a coisa ta dificil americanos com super proposta com possibilidade deles não cumprirem, franceses com a jaca comedora de dinheiro e os suecos com o NG que ainda não começou produção….
to ficando louco com isso ‘-‘
“Lulinha, Lulão, anuncia o avião!”
O Mundo está de parabens! Agora quando os americanos forem “libertar” mais algum povo, além de estarem a extreminar terroristas, ditadores e uns quantos civis à mistura (mas afinal quem quer saber deles não é?..) NAO IRAO POLUIR O AMBIENTE!!! É que eu andava mesmo preocupado com a poluiçao dos caças americanos!..
Viva USA!!!
Perfeito meu caro Vader,
Essa oferta não é de graça, seria uma ação entre os dois países mais adiantados na tecnologia dos bioconbustíveis, sendo que, no geral, estamos na frente até mesmo deles.
Isso nos traz um poder de barganha que nunca tivemos, temos de aproveitar para não chorar depois, “os Americanos isso, os Americanos aquilo…”
Quem faz nosso futuro somos nós.
Abraços e respeito.
“Vader disse:
25 de abril de 2010 às 11:26”
Excelente leitura Vader.
Abs.
‘Vader disse:
25 de abril de 2010 às 11:26″
Caro Vader,
em minha opinião os EUA, mesmo que desenvolvam tecnologia de biocombustíveis a partir de celulose, mesmo assim, devido ao enorme consumo energético dos americanos e o citado problema geográfico (temperado) haveria ainda, a necessidade de importação de grande parte desta valorizada commoditie.
Seria uma grande oportunidade um acordo estratégico de garantia de fornecimento de energia (biocombustíveis) em troca de desenvolvimento tecnológico e comercial.
Abs.
Super Hornet com biocombustivel é excelente pra eles!
Pra nós nada adianta poque eles não estão dispostos a transferir tecnologia, é inútil!
O Brasil tem que focar no seu desenvolvimento de turbinas e outros motores a biocomustível e híbridos, manter essa dependência de combustível fóssil vai sair caro futuramente!
ChaosWarrior:
“Em campanha para ser escolhida a fornecedora de caças de combate à FAB (Força Aérea Brasileira), a fabricante de aviões americana Boeing declarou nesta quinta-feira (22) que pretende fazer uma parceria com o Brasil para utilizar biocombustível em caças militares caso o seu F/A-18 Super Hornet seja o vencedor do projeto FX-2”
http://www.aereo.jor.br/2010/04/23/green-hornet/
Sds.
PS: colocando no papel, já era.
Bem,se tratando de biocombustíveis para a Aviação Militar e até civil seria interessante do ponto de vista estratégico,visto que não ficaria dependente só de produtos derivados do petróleo como o querosene de aviação.Do jeito que o Pres. Lula defende os biocombusíveis,esta seria uma cartada estratégica do governo dos Eua. O Brasil parece que sequer pagou ainda as parcelas para a DCNs, sobre os submarinos Scorpenes,quanto mais aos caríssimos caças Rafales! Os presidentes Lula(Brasil) e Nicolas Sarkozy(França) assinaram com grande pompa em dezembro de 2008 o contrato para a compra de cinco submarinos franceses, um deles de propulsão nuclear. Até hoje,… Read more »
Hornet Flex? Isso foi parar até no fórum NA…hehe que só fala de carro. isso não passa de uma manobra para conquistar o pres. Lula. o negócio é que vai dar Rafale mesmo…