N/T ‘João Cândido’: até que enfim apareceu o nome

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Finalmente descoberto  o nome do primeiro navio Suezmax, da 1ª série encomendada dos navios para renovação da frota da Transpetro, que está sendo construído no Estaleiro Atlântico Sul, em Suape, PE.

O N/T ‘João Cândido’, casco EAS 001, em fase de construção, deverá ser lançado no dia 3 de maio  com entrega prevista em agosto deste ano (ao contrário do divulgado anteriormente como ENTREGA em março de 2010).

A Oficialidade de recebimento será:

  • CMT: CLC Carlos Augusto Müller (ex N/T ‘Brotas’)
  • IMT: CCB Fábio Guilherme Lima Torres (ex N/T-LPG/C ‘Gurupi’)
  • CFM: OSM Edson Luiz Magalhães Ribeiro (ex N/T ‘Itabuna’)

A carreira do experiente CMT Müller foi sempre cercada de busca contínua de conhecimentos sobre a navegação, a Marinha Mercante e tecnologias que englobam as áreas de navegação, comunicações e informática.

  • 1991 – AEN – N/T ‘Cantagalo’
  • 1992 – PON – N/T ‘Quitaúna’
  • 1993 – 2ON – N/T ‘Quitaúna’
  • 1995 – 2ON – O/O ‘Japurá’
  • 1996 – 1ON – N/T ‘Quinca’
  • 1998 – IMT – N/T LPG/C ‘Guaporé’
  • 2003 – IMT – N/T LPG/C  ‘Guará‘, N/T LPG/C ‘Guarujá’, N/T LPG/C ‘Guaporé’
  • 2004 – CMT – N/T ‘Brotas’

O Comando

No ano de 2003, Müller concluiu o curso para habilitação como CCB e, no ano seguinte, fui nomeado para o comando do navio Brotas. Encarou então um desafio dos grandes com o navio Brotas. A Transpetro já havia vendido o navio Bagé porque o retorno esperado do navio até o fase out da MARPOL, para navios de casco simples, era incompatível com os custos esperados para a docagem e reparos estruturais necessários, inviabilizando o navio como negócio.

Para os outros dois navios da mesma série, a perspectiva era a mesma, mas com o apoio gerencial adequado por parte da empresa e com uma tripulação sintonizada, foi possível ainda fazer duas docagens e manter esses dois navios operando por mais 6 anos, garantindo vagas de trabalho a bordo e em terra.

Em 2009, Müller fez o Curso Superior de Inteligência Estratégica, na Escola Superior de Guerra, com indicação do SINDMAR. No início deste ano foi convidado pela Transpetro para receber e comandar o primeiro navio do Promef.

O navio é de projeto Sul Coreano,  utilizando tecnologia licenciada pela Samsung Heavy Industries, sendo construído em blocos.

Uma das principais novidades tecnológicas  é o motor do navio, que é eletrônico, fabricado pela MAN. Trata-se de um 6 cilindros modelo 6S70ME-C7. Outra é a duplicação de ECDIS (electronic chart display and information system), que dispensará o uso de cartas em papel assim que a DHN concluir a produção das ENC (eletronic nautical charts) da área do Brasil (o uso de ECDIS passa a ser obrigatório em todos novos petroleiros após jul/2012).

Outras novidades são o sistema de CCTV com 10 pontos de monitoramento, sensores de presença em vários compartimentos para atendimento do ISPS code, sistema de troca de lastro contínuo em alto mar com redes segregadas, passadiço com sistema de navegação integrado, sistema sanitário a vácuo e outros que profissionais que operam embarcações mais recentes já conhecem. A Transpetro também está definindo um novo padrão de conforto para as acomodações nestes navios, que deverá ser bem superior ao existente nos navios mais antigos.

O ‘João Candido’ terá 157.000 dwt e 274 m de comprimento.

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Como destaque a foto do OSM Magahães com o MCP 6S70ME-C7, do casco nr. 003

FONTE e FOTOS: Blog Mercante – http://www.blogmercante.com/2010/04/muller/ – by 1ON Misael Berdeide

NOTA: o CLC Müller, assim como seu sogro, o CLC José Maria Martins da Luz são grandes colaboradores do nosso NMB – Navios Mercantes Brasileiros – www.naval.com.br/nmb. Desejamos toda sorte do mundo e sempre bons mares em seu novo Comando.

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