Antes do ‘quadrado retângulo’™
Essa história de navio bonito, navio feio, beleza não põe na mesa e os revolucionários navios da categoria dos “quadrados retângulos”, tem agitado os vermelhos, os azuis e até os cor-de-rosa (que ficam em cima do muro, exemplo “Eu concordo! Eu concordo!, Parabéns Galante, Bravo Zulu!), mas não é nova e sua gestação vem de longe.
No final dos anos 30, os contratorpedeiros da classe “Sims” apareceram apresentando o passadiço e a parte de vante da superestrutura arredondada com o propósito de, teoricamente, diminuir a resistência do navio ao vento quando navegando em altas velocidades. Se a idéia, depois aplicada também às classes “Benson/Gleaves” e as unidades iniciais da classe “Fletcher”, foi bem sucedida, ou não, não se sabe e também a pressão representada pelo início da 2º Guerra Mundial não deu essa oportunidade.
A classe Sims foi a última que teve sua construção concluída antes do início do conflito. Ela consistia de 12 navios que foram construídos em 7 estaleiros diferentes:
- Sims (DD 409) 01/08/1939 – Bath Iron Works
- Hughes (DD 410) 21/09/1939 – Bath Iron Works
- Anderson (DD 411) 19/05/1939 – Federal
- Hammann (DD 412) 11/08/1939 – Federal
- Mustin (DD 413) 15/09/1939 – Newport News
- Russell (DD 414) 03/11/1939 – Newport News
- O’Brien (DD 415) 02/03/1940 – Boston Navy Yard
- Walke (DD 416) 27/04/1940 – Boston Navy Yard
- Morris (DD 417) 05/03/1940 – Norfolk Navy Yard
- Roe (DD 418) 05/01/1940 – Philadelphia Navy Yard
- Wainwright (DD 419) 15/04/1940 – Norfolk Navy Yard
- Buck (DD 420) 15/05/1940 – Philadelphia Navy Yard
Algumas fotos aonde podem ser percebidos esses detalhes:
NOTA DO AUTOR: É expressamente proibida a utilização do Termo “Navios Quadrados Retângulos” sem autorização telepática especÍfica emitida pela “Liga das Ostras”, assim como o uso do termo classe “Gururu”. Quem desrespeitar essa diretriz será banido para os Reinos de Kim(g) Dae Julien e viverá para sempre sob o tormento da “Turma do Aviãozinhum”.