Catar vai de Exocet MM40 Block 3
A MBDA informou nesta sexta-feira, 30 de maio, que a Marinha do Emirado do Catar vai adquirir um lote de mísseis Exocet MM40 Block 3 para equipar seus quatro navios patrulha da classe Vita.
Segundo a empresa, graças à propulsão por turbojato o míssil de última geração tem um alcance significativamente maior que versões anteriores. E, graças à navegação por GPS, o Block 3 pode atacar um alvo designado por suas coordenadas geográficas, mantendo-se compatível com os lançadores de MM40 existentes.
Ainda segundo a empresa, a parceria da MBDA com a Marinha do Emirado do Catar remonta a várias décadas, e a decisão pelo MM40 Block 3 significa não só uma opção pela mais moderna capacidade antinavio, mas também uma maximização de investimentos já feitos na família Exocet, beneficiando-se de vantagens associadas a uma série de armas que já vendeu mais de 3.500 unidades no mundo (desde a entrada em serviço, em 1972, todos os modelos da família foram vendidos para 35 países).
Entre as capacidades da arma, estão a baixa assinatura radar, ativação da cabeça de busca mais tarde, voo rente ao mar em altitudes bem baixas, melhorias na seleção dos alvos e contra-medidas eletrônicas (ECCM), além de alta capacidade de penetração em face de defesas antiaéreas navais modernas.
O Exocet MM40 Block3 foi encomendado pela Marinha Francesa (Marine Nationale) e vai equipar as variantes francesas das fragatas FREMM. Em março deste ano (2010), a Marinha Francesa realizou disparos operacionais do MM40 Block3 a partir da fragata de defesa aérea Chevalier Paul, da classe Horizon.
FONTE / FOTOS: MBDA
VEJA MAIS: