Esquadrão VF-1 participa do Torneio de Defesa Aérea
O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) participou, pela primeira vez, do Torneio de Defesa Aérea (TorDefAe) 2010, que ocorreu entre os dias 16 e 19 de abril, na Base Aérea de Santa Cruz, da Força Aérea Brasileira (FAB).
O evento contou com a participação de todos os Esquadrões de Caça da FAB, os quais têm como cerne de sua missão a Defesa Aeroespacial.
O Esquadrão VF-1, juntamente com dois Controladores de Interceptação da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), participou de três das quatro modalidades do torneio, que foram constituídas das seguintes etapas: prova escrita de Normas Operacionais de Defesa Aeroespacial (NOSDA) para Pilotos e Controladores; Interceptação e Reposicionamento.
Na modalidade de Interceptação foram avaliados os seguintes aspectos: os tempos de decolagem de duas aeronaves a partir do acionamento em alerta a postos; da interceptação propriamente dita, partindo de um alerta em vôo; e da identificação da aeronave supostamente “hostil” com a execução de foto de identificação para apreciação dos juízes.
A prova de Reposicionamento se iniciou no pouso da primeira aeronave acionada para cumprir o alerta. A partir daí, o pessoal de pista teve o tempo máximo de 30 minutos para preparar a aeronave e deixá-la pronta para uma nova decolagem.
Além do estreitamento de laços, cada vez maior e mais necessário, entre Marinha do Brasil e Força Aérea Brasileira, a participação neste evento, de tamanha importância para o Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), possibilitou ao Esquadrão VF-1 nivelar doutrina e trocar conhecimentos. Esta experiência também proporcionou notável crescimento profissional, por meio do contato direto com uma das atividades fins do nosso Esquadrão e com militares da FAB que, diariamente, executam, com eficiência, a missão de defender o Espaço Aéreo Brasileiro.
FONTE e FOTOS: ComForAerNav
NOTA do EDITOR: Falcões afiando as garras, Bravo Zulu VF-1!